Centenas de estudantes participam de mais uma etapa dos Jogos Estudantis na capital e no interior

Os estudantes das unidades escolares das redes estadual, municipais e federal estão em fase de finalização da Etapa Territorial dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). Nesta terça-feira (23), os alunos dos colégios ligados ao Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE 15) disputaram nas modalidades futsal, futebol, vôlei, handball e baleado. Também em Salvador, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA), pertencente ao NTE 26, estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias e da Escola Municipal Alfredo Amorim disputaram basquete masculino.

Veterana no JERP, Priscila Silva, 17, 3º ano do Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda, em Riachão do Jacuípe (NTE 15), falou sobre a experiência e os benefícios que os jogos têm lhe trazido ao longo do seu percurso escolar. “Esta é a terceira vez que jogo handball pelos Jogos Estudantis e esta minha incursão no projeto me trouxe mais consciência sobre a minha saúde física, me deu mais vitalidade mental e me mostrou o quanto é importante o esporte na melhoria do nosso desempenho escolar.

A estudante Maria Bruna Brito, 17, 3º ano, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe III, em Capim Grosso, também fala de sua empolgação com as competições de handball, das quais está participando. “Participar do JERP tem sido muito legal para eu conhecer colegas de outras unidades, para aprender a trabalhar em equipe e para perceber que na vida tem vitórias, mas também tem derrotas e a gente tem que saber encará-las de cabeça erguida. Além disso, os jogos trazem à tona as nossas habilidades, bem como ajuda a nos tornarmos mais disciplinados, menos ansiosos, a lidar com as diversidades e a ter uma melhor aprendizagem, já que aprendemos a ser mais concentrados”.

Os benefícios dos Jogos Estudantis da Rede Pública foram enfatizados pela diretora do Colégio Estadual Renato Medeiros Neto, no distrito de Bravo, no município de Serra Preta (NTE 15). “O JERP já é uma prática nossa há anos e desde que os nossos estudantes participam observamos uma maior interatividade na comunidade escolar, bem como o fortalecimento dos laços de amizade e de solidariedade e elevação da autoestima deles porque, ao descobrirem sua vocação para o esporte, se sentem mais valorizados. Consequentemente, se interessam mais pelos estudos, pelas aulas e melhoram a sua aprendizagem”, pontua.

Programação – Nesta quarta (24), às 13h, disputam basquete feminino os estudantes dos colégios estaduais Edson Carneiro e Helena Magalhães, no ICEIA e às 14h, o jogo é de basquete masculino entre os alunos do ICEIA e da Escola Municipal Alfredo Amorim. Já neste sábado (27), às 9h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), no bairro do Barbalho, em Salvador, os estudantes do Colégio Estadual Ministro Aliomar e da Escola Municipal Alfredo Amorim entram em campo para disputar mais uma partida de futsal. Os jogos acontecem também entre os estudantes do Colégio Estadual Nelson Mandela x da Escola Municipal Alfredo Amorim e Colégio Estadual Nelson Mandela x Colégio Luiz Tarquínio.

Sobre o JERP - Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), com a participação de estudantes, professores, gestores escolares, equipe técnica e organizadores das redes públicas municipais, estadual e federal. A competição envolve diferentes modalidades, como futsal, basquete, vôlei, futebol e xadrez, entre outras. Fundamentado na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com foco na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, o JERP, em 2019, conta com uma programação comemorativa dos dez anos do projeto.

Ação governamental - O JERP acontece por etapas (Escolar, Municipal, Polo, Territorial, Zonal e Estadual). Já na etapa estadual, os estudantes irão disputar os Jogos Escolares da Bahia, promovidos pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). As duas ações são políticas públicas do Governo do Estado para fomentar o esporte e o protagonismo dos estudantes na Bahia, por meio das secretarias da Educação, da SETRE, além da Casa Civil.