CEE em Movimento " promete democratizar a educação no estado ao interiorizar suas atividades

Imagem ilustrativa

Pensando a Educação em cada Pedacinho da Bahia’ é uma iniciativa do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) para descentralizar as atividades e fortalecer a educação no Estado. Com o objetivo de assegurar que todas as regiões do estado tenham uma participação equitativa nas decisões educacionais, o evento percorrerá cinco municípios: Ilhéus, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Amargosa e Senhor do Bonfim, entre junho e setembro de 2024, para debater sobre educação antirracista, inclusiva e pautas educacionais de cada localidade.

Os encontros serão divididos em dois dias de atividades intensivas e dinâmicas, numa agenda diversificada e inclusiva, planejada para garantir que todos os participantes tenham a oportunidade de contribuir com suas experiências e se beneficiar das discussões. A programação contempla plenária temática focada na resolução antirracista, abordando estratégias e políticas para combater o racismo no ambiente educacional e promover a igualdade racial; debate sobre ensino superior e desenvolvimento regional, discutindo como as instituições de ensino podem contribuir para o crescimento e a prosperidade das comunidades locais; e sessão do Conselho Pleno sobre educação especial, onde serão debatidas as melhores práticas e políticas para assegurar uma educação inclusiva e de qualidade. Os conselheiros ainda visitarão escolas dos municípios, como oportunidade para conhecer de perto as práticas pedagógicas e as realidades das escolas da região, e atendimentos da equipe técnica que estará disponível para ouvir demandas, sugestões e esclarecer dúvidas das comunidades.

Para o presidente do CEE-BA, Roberto Gondim, a descentralização das sessões do CEE-BA para o interior da Bahia é vista como uma medida crucial para fortalecer a democracia participativa, permitindo que representantes de áreas mais afastadas da capital contribuam diretamente para as discussões educacionais. “Ao levar as sessões do CEE para o interior, o projeto garantirá uma representação mais diversificada e abrangente, possibilitando que todos os cidadãos tenham a oportunidade de participar ativamente na construção de um sistema educacional mais inclusivo e equitativo. Ao vivenciar as diferentes realidades educacionais dos municípios baianos, os membros do CEE também poderão contextualizar suas decisões e ações, considerando as particularidades de cada território”, disse o presidente Gondim.

Como gestor do Complexo da Gestão Democrática da Educação Conselheiro Valmir Sampaio, o CEE reforça e fortalece a gestão democrática e participativa através deste Movimento, que promove um diálogo contínuo com as universidades estaduais, os conselhos municipais e a comunidade escolar, enriquecendo as políticas e práticas educacionais em todo o estado. O ‘CEE em Movimento’ também amplia a homenagem ao Conselheiro Valmir ao incluir ‘Pedacinho da Bahia’ no título do projeto, uma referência carinhosa à forma como ele chamava Amargosa, sua cidade natal, de ‘Pedacinho do Brasil’.

Fonte: ASCOM/CEE