Câmara Municipal de Salvador inscreve até sexta (12) para 1ª edição do Parlamento Jovem

Foto: Divulgação
Iniciativa pioneira na capital baiana, o Parlamento Jovem, idealizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador, irá promover sua primeira edição na sede do legislativo municipal, entre 29 de maio e 2 de junho deste ano. O objetivo é promover a formação de jovens líderes comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

A inscrição vai até dia 12 de maio, pelo link http://bit.ly/3KOszOG.

A primeira edição do Parlamento Jovem Salvador contará com a participação de 43 participantes de diversas regiões de Salvador, selecionados por meio de um processo seletivo que envolve escolas públicas e privadas. Durante o programa, os jovens terão a oportunidade de conhecer como funciona o cotidiano da Câmara Municipal de Salvador, aprender sobre o processo legislativo e elaborar projetos de lei sobre temas que impactam a população.

A coordenadora de Políticas para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado, Larissa Lima, lembrou que a rede estadual de ensino já conta com a eleição para líderes, vice-líderes e jovens ouvidores, em um projeto que estimula a liderança e o protagonismo juvenil. Ela enfatizou a importância de estudantes ocuparem espaços como este organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador.

"Os estudantes selecionados terão a oportunidade de vivenciar, na prática, o que faz um vereador e uma vereadora durante uma semana. Isso possibilita uma mudança de chave sobre a própria participação cidadã e movimenta o espaço familiar e toda a comunidade escolar que aquele estudante está inserido. Além disso, as últimas experiências que tivemos demonstram que os estudantes que participam desse tipo de simulação despertam o interesse, também, em se candidatar aos cargos legislativos, o que promove uma renovação nos quadros políticos, superando a ideia de que para ser candidato precisa ser filho ou parente de algum político".

Larissa lembrou que outros projetos similares desenvolvidos nas esferas estadual e nacional, como o Parlamento Jovem Brasileiro, Jovem Senador e Deputado Jovem Baiano, também terão inscrições abertas neste ano, aproximando os estudantes das redes pública e privada da Assembleia Legislativa da Bahia, da Câmara de Deputados e do Senado.