Aulão ENEM 100% reúne mais de 1.600 estudantes durante a semana na Secretaria da Educação do Estado

Mais de 1.600 estudantes de escolas de Salvador participaram, de segunda até esta sexta-feira (de 23 a 27), do terceiro ciclo do projeto Aulão ENEM 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), para a revisão de conteúdos preparatórios para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas aconteceram no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com transmissão ao vivo pela internet e contaram com a participação de professores da rede estadual de ensino e da iniciativa privada, incluindo momentos de descontração, como música e técnicas de relaxamento. As provas do ENEM serão nos dias 3 e 10 de novembro.

Nesta sexta-feira (27), o Aulão ENEM 100% reuniu estudantes das escolas estaduais Mestre Paulo dos Anjos (do bairro da Paz); 7 de setembro (Paripe); Odorico Tavares (Corredor da Vitória); Polivalente San Diego (Uruguai); Alberto Valença (São Gonçalo Retiro); Presidente Costa e Silva (Itapagipe); Padre Palmeira (Mussurunga) e Almirante Barroso (Paripe). As revisões foram de Biologia, Física, Matemática e Redação.

A professora de História, do Colégio Estadual 7 de setembro, Marlene Souza Silva, veio acompanhando a turma do 3º ano do Ensino Médio. Ela destacou que momentos como estes são importantes para fixar o conteúdo e tranquilizar os estudantes. “Os estudantes ficam muito ansiosos e quanto mais vai se aproximando o dia do exame, mais eles ficam nervosos. Este momento dos aulões ajudar a manter os assuntos frescos na mente deles e, também, a relaxar e a descontrair”.

O estudante Matheus Neres, 19 anos, 3º ano do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, contou que sempre quis participar do Aulão ENEM 100%. “Sempre assistia pelo portal da Educação e na escola que faz as transmissões. Mas, estar aqui acompanhando, ao vivo, é muito melhor, e, com certeza, ajuda na hora da prova, pois quanto mais revisamos, mais aprendemos”, pontuou.

Já Quele Miranda, 19, 3º ano da mesma escola, disse que aproveitou para tirar todas as dúvidas. “Aqui é o momento de tirar todas as dúvidas, absolver ao máximo, sugar cada palavra do professor, perguntar mesmo, não é hora para timidez. Além disso é muito bom contar com a disponibilidade nas plataformas digitais da SEC, para que possamos rever as aulas na semana que antecede a prova”, destacou.

Mais sobre o projeto - Como ocorreu no primeiro e segundo ciclos, em julho e agosto – quando foram contemplados estudantes de Salvador e da Região Metropolitana, respectivamente –, os aulões aconteceram nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h). O quarto e último ciclo será de 7 a 11 de outubro e, durante as aulas, o conteúdo do ENEM será intercalado com abordagens relativas às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cujas provas serão realizadas entre 14 e 25 de outubro. A ação do Aulões ENEM 100% abrange, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos no total.