Aulão do Projeto ENEM 100% da Secretaria da Educação revisou conteúdos de Biologia

Palavras-chave:
Biologia foi o conteúdo do aulão virtual do projeto ENEM 100% desta terça-feira (6). A atividade on-line, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), tem a proposta de auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Transmitido ao vivo, na página do Youtube "Educação Bahia", este aulão e os demais já realizados, ao longo da pandemia do Coronavírus, podem ser conferidos acessando a playlists do Aulão ENEM 100%, através do link  https://bit.ly/3jr2F3k.
 
O estudante Vitor Luan Ramos, 17, 3º ano do Colégio Estadual Dom João Muniz, estuda para o ENEM com a meta de ingressar em uma faculdade de Fotografia ou Publicidade. Para isso, ele diz contar com os aulões do ENEM 100% como uma ferramenta importante no seu processo de aprendizado. “O projeto vem me ajudando a complementar os meus estudos para me preparar melhor para as provas do exame. O conteúdo exposto é bem completo, me ajuda bastante a ampliar os meus conhecimentos, dirigindo o foco para vários setores da aprendizagem. Também temos bons professores explicando os assuntos com muita clareza”.
 
Na aula desta terça, o professor de Biologia, Uelen Moura, focou em dois temas importantes no ENEM: transcrição do RNA mensageiro e síntese proteica. A partir destes conteúdos, ele mostrou como uma célula produz proteína, “que é um elemento extremamente importante para o organismo, porque atua na regulação e na formação de instrutor, auxiliando no fornecimento de energia”. O educador ressaltou que a prova de Biologia do ENEM cobra diversos assuntos, mas os principais são Citologia, Genética, Fisiologia Humana e Ecologia. “Estes são os pilares da prova e depois vêm Evolução, Parasitologia, Zoologia e Botânica”, enumerou.
 
Ainda segundo o professor Uelen, a prova do ENEM, hoje, não é meramente cognitiva. “É uma prova que testa muito o emocional dos estudantes. Portanto, não adianta saber todos os assuntos se, emocionalmente, o candidato não está bem. Então, o ideal é que, ao mesmo tempo em que o aluno estuda os conteúdos, resolvendo questões das provas anteriores do ENEM, ele também esteja praticando uma atividade física, mantendo uma alimentação saudável e tendo momentos de lazer. Esta é a melhor forma de se preparar. Também não é interessante estudar na véspera da prova, não adianta”, orientou.
 
Fortalecendo as aprendizagens – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre às 16h, na página da Educação Bahia no Youtube, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.
 
Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas