Aulão do Projeto ENEM 100% aborda conteúdos de Artes

Palavras-chave:
Ao contrário do que se possa imaginar, conteúdos de Artes caem na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta disciplina é um dos tópicos da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para se ter uma ideia, das 45 questões da prova de Linguagem, geralmente cinco são de Artes. Diante da importância das Artes no exame, o projeto ENEM 100% se dedicou ao tema no aulão desta sexta-feira (25), ministrado pela professora da rede estadual, professora Stael Machado. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e transmitida ao vivo na página do Youtube "Educação Bahia”, a atividade on-line tem como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020.
 
Para os estudantes que perderam alguma aula ou querem assistir de novo, podem acessar a playlists do Aulão ENEM 100%. É o que tem feito o estudante Uelinton Jorge, 18, 3º ano do Colégio Estadual José Dantas, no município de Heliópolis. Ele, que tem procurado acompanhar as aulas ao vivo ou gravadas, fala da importância do projeto especialmente na atual realidade de pandemia do Coronavírus, sem a possibilidade ainda de aulas presenciais. “O ENEM 100% é um projeto ótimo, porque é uma oportunidade para nós, estudantes que vamos fazer o exame já em janeiro, por imposição do governo federal, revisarmos os assuntos dados e aprender os novos, com professores comprometidos com o nosso sonho de ingressar na faculdade. Quando o governo do Estado, através da SEC, nos proporciona este projeto de aulas on-line, ele demostra que importa com as nossas vidas, com o nosso futuro”, declarou o estudante, que é membro da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).
 
A professora Stael Machado dos Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo ICEIA) focou na aula o tema da cultura visual, abordando a arte contemporânea e a velocidade da informação. “A arte é uma expressão de sentimento ou emoção humana que nos possibilita enxergar o mundo de uma forma mais crítica. O ENEM 100%, por sua vez, é um projeto que fortalece a chance de o aluno encarar os meios para alcançar seus sonhos. A iniciativa da SEC abre portas para a igualdade”, enalteceu, buscando incentivar a participação nas aulas de todos os estudantes que vão fazer o ENEM, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
 
Para “se dar bem” nas questões de Artes da prova do ENEM, orientam os especialistas, os estudantes precisam conhecer as principais vanguardas artísticas, bem como saber associar obras de artes com os seus respectivos contextos históricos. Dentre os temas mais recorrentes da prova, citou a professora Stael, estão a Arte Contemporânea e o Modernismo. Para dominar o assunto voltado à Arte Contemporânea, movimento artístico que teve origem em 1960, é importante explorar o que é arte conceitual, conhecer o minimalismo, o body art, a arte urbana e as instalações. Já em relação ao Modernismo no Brasil, é necessário que o estudante analise o movimento cultural com repercussões nas artes, na sociedade e na literatura, lembrando que o seu marco inicial se deu na Semana de Arte Moderna de 1922, responsável pela revolução na forma de encarar a arte no país, tendo os artistas brasileiros assimilados tendências das vanguardas europeias, embora o foco tenha se dado nos elementos da cultura nacional.
 
Componentes curriculares – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre às 16h, na página da Educação Bahia no Youtube, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas. 
 
Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas