Audiovisuais produzidos por estudantes serão apresentados na Arena Fonte Nova

Palavras-chave:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No mundo em que fazer um vídeo está ao alcance de um celular, os estudantes da rede estadual de ensino mostram que a tecnologia é aliada da criatividade. Por meio do projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), 15 audiovisuais produzidos pelos alunos durante o ano letivo de 2016 nas escolas serão apresentados no 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado de terça a quinta (21 a 23), da semana que vem, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, terá a participação de 4 mil estudantes expositores, que além dos projetos de arte e cultura, a exemplo do PROVE, também virão de várias partes da Bahia, para apresentar os projetos de ciência, esporte, tecnologia, empreendedorismo e inovação.

O PROVE é um projeto de natureza educativa, artística e cultural com a  utilização dos recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras), que objetiva desenvolver o potencial educativo e artístico dos estudantes, por meio da experiência fílmica, da criação de roteiros e de vídeos para a produção, além da diversificação e socialização de saberes. Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o PROVE envolve toda a rede estadual de ensino da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional e Tecnológica).  No 5º Encontro Estudantil, a mostra do PROVE, com 15 curtas de 5 minutos cada, será realizada no nível 4 da Arena Fonte Nova, na quarta-feira (22), das 17h às 20h.

Para a coordenadora dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, assistir aos curtas dos estudantes pelo PROVE, é a garantia de se vivenciar muitas emoções. “O PROVE é outro projeto que mostra todo o potencial criativo dos nossos estudantes. Esta experiência fílmica fomenta o desenvolvimento educativo e artístico, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes. Ao assistir estes vídeos, não tem como não se surpreender e se emocionar”, comenta.

Programação
O Encontro Estudantil marca a culminância dos projetos, que são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.  Além do PROVE, o Encontro envolverá ainda os seguintes projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Encontro de Corais (ENCANTE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE) e a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). O evento também terá os festivais de judô, xadrez, capoeira e Rugbyb, além de basquetebol especial, voleibol, futsal, handebol, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).

O Encontro contará, ainda, com a Feira de Tecnologias Sociais da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia: território e intervenção social e com o Espaço Professor/Empreendedor.  A atividade inclui a Tenda Digital, além de Simulador de Voo, competições de Robótica e a Caixa Preta, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.

Na programação constam, ainda, o segundo Encontro Estadual de Líderes de Classe, Exposição dos 10 anos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), contação de histórias, oficinas indígenas, apresentação de fanfarra e Transmissão do evento, ao vivo, para os estudantes das telesalas de aula do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A atividade marcará, ainda, os lançamentos da Plataforma Anísio Teixeira e do Programa ‘Nas Ondas da Rede’ da Rádio Anísio Teixeira, a realização de palestras sobre a vida e obra de Anísio Teixeira, bem como de apresentações sobre o Instituto Anísio Teixeira e centros de formação de profissionais da Educação do país.

Notícias Relacionadas