Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Audiovisuais produzidos por estudantes serão apresentados na Arena Fonte Nova
No mundo em que fazer um vídeo está ao alcance de um celular, os estudantes da rede estadual de ensino mostram que a tecnologia é aliada da criatividade. Por meio do projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), 15 audiovisuais produzidos pelos alunos durante o ano letivo de 2016 nas escolas serão apresentados no 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado de terça a quinta (21 a 23), da semana que vem, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, terá a participação de 4 mil estudantes expositores, que além dos projetos de arte e cultura, a exemplo do PROVE, também virão de várias partes da Bahia, para apresentar os projetos de ciência, esporte, tecnologia, empreendedorismo e inovação.
O PROVE é um projeto de natureza educativa, artística e cultural com a utilização dos recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras), que objetiva desenvolver o potencial educativo e artístico dos estudantes, por meio da experiência fílmica, da criação de roteiros e de vídeos para a produção, além da diversificação e socialização de saberes. Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o PROVE envolve toda a rede estadual de ensino da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional e Tecnológica). No 5º Encontro Estudantil, a mostra do PROVE, com 15 curtas de 5 minutos cada, será realizada no nível 4 da Arena Fonte Nova, na quarta-feira (22), das 17h às 20h.
Para a coordenadora dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, assistir aos curtas dos estudantes pelo PROVE, é a garantia de se vivenciar muitas emoções. “O PROVE é outro projeto que mostra todo o potencial criativo dos nossos estudantes. Esta experiência fílmica fomenta o desenvolvimento educativo e artístico, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes. Ao assistir estes vídeos, não tem como não se surpreender e se emocionar”, comenta.
Programação
O Encontro Estudantil marca a culminância dos projetos, que são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado para dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. Além do PROVE, o Encontro envolverá ainda os seguintes projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Encontro de Corais (ENCANTE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE) e a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). O evento também terá os festivais de judô, xadrez, capoeira e Rugbyb, além de basquetebol especial, voleibol, futsal, handebol, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).
O Encontro contará, ainda, com a Feira de Tecnologias Sociais da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia: território e intervenção social e com o Espaço Professor/Empreendedor. A atividade inclui a Tenda Digital, além de Simulador de Voo, competições de Robótica e a Caixa Preta, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.
Na programação constam, ainda, o segundo Encontro Estadual de Líderes de Classe, Exposição dos 10 anos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), contação de histórias, oficinas indígenas, apresentação de fanfarra e Transmissão do evento, ao vivo, para os estudantes das telesalas de aula do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A atividade marcará, ainda, os lançamentos da Plataforma Anísio Teixeira e do Programa ‘Nas Ondas da Rede’ da Rádio Anísio Teixeira, a realização de palestras sobre a vida e obra de Anísio Teixeira, bem como de apresentações sobre o Instituto Anísio Teixeira e centros de formação de profissionais da Educação do país.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos