Atletas de Cuba fazem apresentação para estudantes da Bahia

Os principais golpes de judô foram apresentados para estudantes baianos por atletas olímpicos das seleções masculina e feminina de Cuba, nesta quarta-feira 27, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em agradecimento à hospitalidade baiana.

Estudantes de quatro escolas públicas, entre elas o Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado em Cajazeiras VIII, deram as boas-vindas aos visitantes. Segundo a consulesa de Cuba, Laura Pujol, “esses estudantes produziram um belo trabalho sobre as Olimpíadas com destaque para Cuba”.

Foto: Reinaldo Alcântara/Ascom Sudesb
Também compareceram alunos das escolas da rede estadual Helena Matheus, Marechal Mascarenhas de Moraes e Alfredo Agostinho de Deus, e do Projeto Avança Judô, executado pela Confederação Brasileira de Judô, em parceria com o Governo do Estado.

Judocas ficam na Bahia até 4 de agosto

A delegação cubana de judô desembarcou, em Salvador, na sexta-feira (22), para um período de aclimatação nesses dias que antecedem os Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre os selecionados estão dois medalhistas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 - Ydalys Ortiz (ouro) e Asley Gonzalez (prata). Os judocas permanecem na Bahia até 4 de agosto.

Na saudação aos baianos, o presidente da Federação Nacional de Judô de Cuba, Rafael Manso, apresentou cada integrante da delegação e agradeceu pela hospitalidade dos baianos.

Vinte e duas medalhas em olimpíadas

Conhecida por ser a maior potência da América Latina em jogos olímpicos, Cuba tem à frente da equipe masculina de judô o treinador Justo Noda Barreto, com mais de 30 anos na seleção olímpica, que conquistou 22 medalhas em olimpíadas e 32 em mundiais.

Para o titular da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, Cuba é um país com o qual o Brasil tem boas relações de afetividade e serve de exemplo pela sua política de estado em prol do esporte. Já o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, valorizou a energia do povo cubano representado pelos seus principais atletas olímpicos.

A equipe feminina de Cuba é formada pelos atletas olímpicos Idalys Ortiz, Dayaris Alvarez, Maricet Espinosa e Yalennis Castillo; enquanto a masculina está composta por: Magdiel Estrada, Ivan Morales, Alex Mendoza , José Armentero e Asley González.

Fonte: Ascom/Setre