Ativista do Complexo do Alemão dialoga com alunos de escola estadual

Palavras-chave:
Foto: Ascom/Secti
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nascido e criado no Complexo do Alemão, maior conglomerado de favelas do Rio de Janeiro, o ativista social Raull Santiago está em Salvador para uma série de atividades. Uma delas será promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), nesta quinta-feira (25), às 9h - um bate-papo com alunos do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O Coletivo Papo Reto, do qual ele faz parte e é um dos criadores, implantou uma rede de comunicação, por meio de novas tecnologias, com moradores, mototaxistas, motoristas de vans, comerciantes, entre outras figuras estratégicas do Complexo. 
 
Juntos, geram informação em tempo real e divulgam ações positivas e acontecimentos, muitas vezes, trágicos, a exemplo de tiroteios e mortes por bala perdida na favela, para a população local e à imprensa brasileira. A presença do carioca no colégio é resultado do contato estabelecido entre a Secti e alunos e professores da escola, na última edição do Papo de Inovação, realizada semana passada, no Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro Engenho Velho de Brotas, na capital.
 
O encontro com os estudantes do Bolivar Santana vai englobar temas acerca de juventude de periferias e favelas, perspectiva de futuro e redes, no âmbito das experiências do ativista carioca, que se dedica a diversos projetos, inclusive à produção recorrente de materiais para a Globo News. Com o trabalho desenvolvido pelo Coletivo, que possui perfis em diversas redes sociais e também um site, Raull e os companheiros criaram uma rede intercontinental e falam do dia a dia do Complexo do Alemão com contatos de outros países, como os Estados Unidos e a Colômbia.
 
Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti)

Notícias Relacionadas