Atividades voltadas ao Enem são potencializadas pela TV Conexões e por escolas do Sudoeste da Bahia

Foto: divulgação
Diversas atividades preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão sendo realizadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Uma delas é o Programa Descomplique com Vina Queiroz, produção da TV Conexões – Estação do Saber, que estreia nesta quinta-feira (6), às 15h30. Outra ação em destaque são os aulões de revisão com foco no Enem, que estão acontecendo nas escolas estaduais de Vitória da Conquista.

Autora do livro “O segredo da redação na prática” e do e-book “Desafio 21 dias para deixar de procrastinar e se conectar com os estudos”, a professora e mestre em Educação, Vina Queiroz, é criadora do método Descomplique sua Redação em 7 Passos (DR7P), que visa ajudar os estudantes a tirarem mais de 900 pontos na redação. Durante o programa, a educadora responderá dúvidas; dará dicas para descomplicar os estudos; abordará sobre conexões literárias; e falará sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados poderão assistir à aula pelo canal do YouTube da TV Conexões (https://www.youtube.com/estacaodosaberconexoes) ou, em uma exibição alternativa, pelo streaming da 40º TV.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação Básica (CIEBs), unidades da SEC, e diretor da TV Conexões, Robson Costa, explica que o programa é inter e transdisciplinar, com vários quadros focando o Enem, e este de estreia vai envolver literatura, língua portuguesa, arte e cinema. “Durante o episódio, Vina irá abordar técnicas de estudos e como obter uma alta pontuação na redação; questões socioemocionais; e preparação para enfrentar as avaliações, visando auxiliar os alunos a serem indivíduos críticos, a partir do entendimento de temas contemporâneos da nossa sociedade”. Outras áreas, como Biologia, Humana, Física e Química, serão abordadas em outros episódios do programa.

Aulões Preparatórios - Em Vitória da Conquista, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, assistiram à palestra do professor Adão Albuquerque sobre atualidades, dentro do projeto Aulões Preparatórios para o Enem, promovido pela Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste da Bahia (NTE 20). O estudante Isaac Ferraz Silva, 18, comentou sobre a atividade. “Foi um momento de aprendizado muito bom e essencial para nós, que vamos fazer as provas do Enem. Os assuntos abordados, como crescimento demográfico, etarismo, mudanças climáticas e globatização, são bem atuais e precisamos estar antenados para nos sairmos bem nos vestibulares”, disse.