Atividades do Viver Escola seguem até terça-feira com mais de sete mil estudantes em sala de aula

O projeto Viver Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia pela primeira vez, leva mais de sete mil estudantes para as salas às vésperas do início do ano letivo na rede estadual, que acontece no dia 3 de abril.  A iniciativa é voltada para alunos oriundos da rede municipal de Salvador, que estão ingressando na 5ª série/ 6º ano. As atividades de integração, que incluem aulas de português, matemática, ciências e artes, chegam ao fim na próxima terça-feira (27/03) nas 62 escolas-polo que abrigam o projeto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o Viver Escola é de grande importância, especialmente, devido ao seu caráter preparatório. “A intenção é ajudar na ambientação destes novos estudantes, que estão vivendo a fase de transição para a adolescência e passando para uma nova rede de ensino. Considero que a iniciativa foi um sucesso, com escolas cheias, estudantes interessados e pais satisfeitos”, considerou.

No Colégio Estadual Nova de Sussuarana, no bairro de Sussuarana, cerca de 300 crianças estão envolvidas no processo de adaptação à rotina escolar nas novas escolas. Caíque Souza, de 12 anos, mostra que entendeu bem a proposta do Viver Escola. “A gente está em um projeto para ter tipo um reforço. Para na hora que começarem as aulas, a gente ter sabedoria para começar os estudos. Na hora que a professora passar um trabalho, a gente já está sabendo”. Sobre a nova escola, Caíque avalia: é muito diferente da outra. Aqui eu tenho nove professores. É bom para ficar mais esperto e saber cada vez mais”, disse.

Convivência – Para Ingrid Emily Bispo, de 13 anos, a convivência com os novos colegas e professores é um dos pontos mais positivos do projeto. “Eu não queria que acabasse. Eu aprendi a conviver com outras pessoas, com os novos colegas, com os professores, e melhorei, também, em matemática”. Já Marcos André da Silva Júnior, 11 anos, ficou entusiasmado com a aula de ciências. “Eu estou achando ótimo. Aprendi que a água do nosso planeta está ficando pouca, que o lixo pode ser reciclado”, afirma.

Eu aprendi a conviver com outras pessoas, com os novos colegas, com os professores, e melhorei, também, em matemática - Ingrid Bispo

Para Daday Sales, coordenadora do projeto Viver Escola, a iniciativa possibilita uma melhora na escolaridade dos alunos. “A experiência se consolidou como uma atividade educacional de grande êxito. Ele contribuiu para a elevação da escolaridade destes estudantes. As atividades pedagógicas desenvolvidas despertam maior gosto no ambiente escolar”, disse.