Arte literária inspira criações estudantis em Juazeiro durante isolamento social

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Com o objetivo de intensificar o encontro de jovens leitores com o prazer da leitura e da escrita neste momento de isolamento social, decorrente da pandemia do novo Coronavírus, professores do Colégio Modelo de Juazeiro, localizado no município de Juazeiro, decidiram imprimir um novo fôlego ao Clube de Leitura, criado no ano passado. Do grupo de 50 estudantes participantes do clube, mais de 15 estão produzindo textos literários que busquem narrar suas experiências e reflexões em tempos difíceis de uma pandemia que pausou o mundo. Esta produção atual é compartilhada na página do Instagram do Clube do Livro (@clubedeleituramodelo).

Com a quarentena, a maior contribuição do Clube do Livro está sendo o incentivo ao fortalecimento de uma rede de leitores e escritores sensíveis à atual realidade mundial, como explicou o professor de Sociologia e Filosofia, Amarildo Malvezzi, responsável pela criação do Clube de Leitura, juntamente com a ex-estudante do colégio, Leidyane Brunna Pereira. Os textos publicados, destaca, revelam sensibilidades estética e existencial e consciência político-social e cidadã. “O clube visa desde a função pedagógica da leitura até o desenvolvimento do prazer da mesma. Criamos, assim, uma rede de livros, proporcionando leituras diversificadas, desde a poesia de Fernando Pessoa, Mia Couto e Manoel de Barros, entre tantos outros, até os bestsellers. Com a quarentena, tivemos de suspender as reuniões presenciais, mas o ímpeto criativo dos estudantes nos inspirou. Assim, buscamos organizar os textos que estão produzindo para uma futura publicação de um livro físico, que tratará da experiência deste momento que vivemos”, detalha o educador.

Integrante do Clube do Livro, o estudante Gustavo Muniz, 3° ano, conta que se lembra bem do dia que o professor Amarildo chegou na sala falando sobre a criação do clube. “Na época, achei a ideia interessante, mas não considerei a entrada de imediato. Eu não fazia ideia que passaríamos por um momento tão delicado e nem que ter um ambiente como o clube poderia me ajudar a passar por ele. As palavras têm muito poder, especialmente agora que todo mundo se sente um pouco fragilizado com toda essa situação e, às vezes, por mais próximos que podemos estar de quem gostamos, é uma mensagem de texto ou um verso lido que nos lembra alguém especial e nos aproxima dela. A leitura e a escrita têm sido não só uma forma de me expressar neste período, mas estou aprendendo a me compreender quando estou sozinho comigo mesmo e isso é uma experiência que quero guardar comigo: entender os meus limites, que vou ter dias que estarei ótimo, já outros nem tanto e está tudo bem”, relatou.

Beatriz Ferreira, 17, 3° ano, fala sobre a importância da leitura para o desenvolvimento humano e o papel do Clube da Leitura, neste momento. “O clube está sendo essencial, pois além do projeto levar conhecimento para vários jovens, nós temos a liberdade de compartilhar o mesmo. A experiência que tive foi maravilhosa, já que contamos com professores incríveis que têm o prazer de levar o saber para seus alunos, que estão dispostos a receber e aprender. E nesta pandemia terrível, o clube se tornou um ponto de fuga, já que nele está contido um mundo literário magnífico, pelo qual nos aventuramos e esquecemos do mundo lá fora. Também podemos utilizar da nossa liberdade de expressão quando escrevemos sobre nossas experiências da quarentena e isso se torna libertador”.

A também estudante Bruna Letícia, 16, 3º ano, compartilha a sua satisfação com o Clube da Leitura “Acredito que a leitura é algo que não pode faltar na vida das pessoas. Com ela, você desenvolve sentimentos e aprende com os sentimentos dos autores. Participar do clube é uma honra. É um projeto com uma iniciativa de incentivar os alunos a se tornarem cada vez melhores, tanto na leitura, como na escrita. E, apesar da pandemia estar sendo algo angustiante, é aí que o clube soma mais ainda, fazendo a diferença na vida de cada um que participa e cada um que pode contemplar os textos de nossa autoria, nos quais nos expressamos sobre a realidade em vários aspectos, sejam culturais ou sociais”.

Suspensão das aulas
As aulas estão suspensas por decreto governamental e devem ser repostas na rede estadual de ensino, mediante um novo calendário escolar.

 

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