Arte circense dinamiza aulas de educação física e estimula cidadania

A arte circense serviu de inspiração para que estudantes do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, município de Santa Inês, abordassem conteúdos programáticos da área de Educação Física. Os estudantes puderam trabalhar, de forma lúdica, o movimento e expressão corporais, alongamento e ritmos musicais. O projeto dinamizou o ambiente escolar e estimulou a prática da educação física entre os alunos.

O trabalho realizado ao longo da IV unidade, envolvendo estudantes de nove turmas, teve como fonte inspiradora o ex-palhaço de circo conhecido por Domingos que, atualmente, vende lanches na porta da unidade escolar. Os estudantes contaram que ele é admirado por conta de seus relatos de experiências de vida. Para a professora de educação física e idealizadora do projeto, Jotelma Oliveira, o resultado superou as suas expectativas. Ela acredita que a ação pedagógica rendeu à comunidade escolar um novo olhar sobre os valores cívicos, morais e educacionais. “A partir dos conteúdos voltados à Educação Física, conseguimos trabalhar questões como respeito às diferentes culturas e histórias pessoais de dificuldades e conquistas, fundamentais para a vida em comunidade e para o crescimento pessoal e desenvolvimento social”, avalia.

O projeto Circo na Escola traz o universo circense “como um dos inúmeros caminhos possíveis e válidos na tentativa de legitimar os novos pressupostos pedagógicos defendidos para o ensino da Educação Física”, ressaltou a educadora. A ideia, completou, foi oferecer uma proposta de atuação pedagógica que contemplasse as múltiplas dimensões relacionadas ao desenvolvimento integral - físico-motora, afetiva, cognitiva e sociocultural -, bem como fomentar o interesse e a aderência efetiva às aulas de Educação Física.

“O Circo na Escola foi uma ótima iniciativa porque aprendemos um pouco mais sobre a arte circense que, muitas vezes, é discriminada ou ignorada. Para mim, foi uma grande experiência. Aprendi o quanto tem de sério nessa modalidade artística, que traz diversão para tanta gente e que não é uma missão fácil de realizá-la”, declarou a estudante Samara Rocha Caldas, 17 anos, 3º ano. Ela contou, ainda, que o relato do ex-palhaço Domingos trouxe uma grande lição para todos que assistiram à sua palestra: “não podemos desistir nunca dos nossos objetivos, apesar das dificuldades”.

O colega Eric Oliveira Santos, 18 anos, 3º ano, concorda com a colega. “Seu Domingos tem uma história de vida e de luta muito bonita. Ele trabalhou por 15 anos no circo e nunca desistiu da profissão, embora tenha enfrentado tantas dificuldades, como a desvalorização da carreira e as baixas remunerações”. Atuar no projeto Circo na escola, disse, foi uma experiência única e trouxe uma forma dinâmica de se interessar pela educação física. “Quero que tenha novas edições desse trabalho”, pontuou.

A culminância do projeto aconteceu no auditório do Colégio ACM, onde os estudantes participantes apresentaram diversas performances: desfile, dança, palhaços, musical, recital, teatro e banda musical. O ex-palhaço Domingos foi convidado a contar para a plateia a sua experiência.

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