Apresentação do programa "Na Real" alerta sobre os riscos do consumo de álcool para adolescentes

Nesta quinta-feira (26), o Colégio Estadual Eraldo Tinoco, localizado no bairro Sete de Abril, em Salvador, receberá uma apresentação especial do programa Na Real, iniciativa do Instituto Aliança, que visa conscientizar adolescentes  sobre os riscos e as consequências do consumo de álcool.

Foto ilustrativa: Instituto Aliança

O programa , que já impacta jovens baianos desde 2022, utiliza a arte - educação  para orientar, conscientizar , provocar reflexão e fomentar escolhas conscientes sobre o não consumo de álcool. Tendo em vista que o álcool é a substância mais amplamente utilizada no mundo, e seu uso geralmente começa na adolescência. Sua ingestão está começando cada vez mais cedo no Brasil, onde 6 em cada 10 estudantes de escolas públicas e particulares entre 13 e 17 anos já experimentaram bebida alcoólica.

A próxima apresentação tem como objetivo alcançar aproximadamente 840estudantes, oferecendo um espaço de aprendizado e interação por meio de uma peça de teatro  que tornam o tema mais próximo da realidade dos adolescentes, seguido de um debate conduzido por uma educadora do Programa. O cinema é uma outra linguagem artística trabalhada pelo Na Real, que, até 2025, pretende atingir 57.000 estudantes na Bahia.

Segundo Adenil Viana, diretora do Instituto Aliança, "o consumo de álcool na adolescência é um problema sério que precisa ser debatido de forma aberta e transparente. Acreditamos que a arte é uma ferramenta poderosa para essa conscientização, permitindo que os jovens adolescentes reflitam sobre suas escolhas e compreendam os impactos em suas vidas e no seu futuro," afirmou.

A parceria com o Governo amplia a atuação do Programa, que é executado em parceria com algumas prefeituras baianas e em diversos estados do Brasil e já alcançou mais de 1 milhão de adolescentes no país, desde 2019.  A iniciativa integra a ação global Smashed, criada pela organização britânica Collingwood Learning, que  está presente em 38 países e tem como meta alcançar 10 milhões de adolescentes até 2030.

Sobre o Instituto Aliança

O Instituto Aliança é uma organização não governamental que há mais de 20 anos atua na capacitação de jovens para o mercado de trabalho e para a vida, sempre com foco em educação de qualidade, cidadania e desenvolvimento social.