Alunos estudam transformação geográfica da cidade de São Félix

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Os estudantes do ensino médio do anexo do Colégio Estadual Rômulo Galvão, localizado no distrito de Outeiro Redondo, no município de São Felix, a 150 km de Salvador, estão tendo um novo olhar sobre a região onde vivem. Através do projeto de incentivo à leitura “Quem Lê Viaja”, associado à disciplina de Geografia, eles visitam o Arquivo Público Municipal de São Félix para pesquisar sobre as transformações sócioespaciais da cidade e do seu entorno.
 
Foto: Arquivo pessoal
A partir do contato com fotografias, jornais e livros antigos dos séculos XIX e XX, os estudantes conheceram um pouco mais da história da cidade e perceberam as mudanças físicas sofridas ao longo do tempo. A pesquisa, que foi incentivada através do tema proposto na Jornada Pedagógica 2016, ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’, está sendo desenvolvida ao longo da unidade.
 
Jamile Nascimento, 15 anos, do 1° ano, conta que ficou surpresa ao ver as fotografias antigas. “Achei muito interessante ver como tudo está diferente hoje, a exemplo do Mercado de São Félix que está mais moderno e algumas casas antigas que não existem mais”, diz a estudante.
 
Para Jaqueline Souza, 17 anos, do 3° ano, a atividade foi muito estimulante. “Gostei muito de pesquisar os registros antigos e de ter feito entrevista com o diretor do Arquivo Público Oséas Souza, pois, aprendemos muita coisa sobre o passado da cidade. Com o projeto passamos a ter mais interesse pela leitura e que é muito importante para a nossa vida”, afirma.
 
“O projeto contribui para o aprendizado na medida em que os estudantes conseguem visualizar em seu cotidiano as transformações sócio-espaciais de onde vivem, fortalecendo o sentimento de pertencimento. Além disso, permite que eles sejam protagonistas do conhecimento que está sendo desenvolvido, através da interpretação e leitura crítica do material pesquisado, incentivando-os à leitura”, explica a professora de Geografia, Débora Santos.
 
O próximo passo do projeto é fazer uma exposição em um varal de fotografias com as reproduções das fotos antigas e atuais registradas pelos estudantes do 1° ano. Já as turmas do 2° e 3° anos farão vídeos a partir do material pesquisado. As produções dos alunos serão apresentadas na culminância do projeto a ser realizada no fim da primeira unidade.

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