Alfabetizandos do Topa são premiados em Concurso Literário

Fotos: Marçal Dutra Ascom/ Educação

Depois de visitar o memorial do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), conhecer a trajetória do programa e participar das oficinas de comunicação e expressão, os 12 alfabetizandos do Topa, finalistas do Concurso Cultural Roda de Prosa, se apresentaram, declamaram seus poemas e foram premiados, no último dia do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O Concurso Cultural Roda de Prosa recebeu 120 inscrições dos alfabetizandos, dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), que fazem parte da 8ª etapa do Programa. Foram premiadas as produções literárias dos mais variados gêneros textuais (prosa, poesia, conto e cordel), a partir das vivências adquiridas em sala de aula durante o processo de alfabetização.

Fotos: Marçal Dutra Ascom/Educação
Dona Ridalva Nascimento de Lima, 48 anos, da cidade de Cachoeira, uma das premiadas, fala da importância do Topa em sua vida. “Eu não sabia assinar meu nome e, hoje,  eu já sei e estou aqui, num evento muito importante, sendo premiada pelo poema que criei. Foi um trabalho muito bom”. Já a alfabetizanda, da cidade de Alagoinhas, Vilma Lima, 60 anos, conta emocionada, da felicidade de ser uma das finalistas do concurso. “Esse foi o primeiro concurso que participei e estou muito feliz e agradecida a todos do Topa. Eles me ensinaram a ler e escrever, e hoje eu sou uma vencedora”, comemora.

A coordenadora do Programa Topa, Francisca Elenir, destacou a importância do concurso para incentivar os alfabetizandos na produção de textos. “A ideia é estimular a escrita e a leitura dos nossos alfabetizandos, porque eles aprendem a ler e a escrever e precisam de incentivos como este de produzir e criar hábitos de leituras”.

As produções premiadas foram:

·Minha Vida – Adriana Sampaio dos Santos
·Lembrança da Minha Infância - Maria de Lourdes Silva dos Santos