99 obras de artes visuais estudantis compõem mostra na Itaipava Arena Fonte Nova

A partir do dia 28 de outubro, o nível 6 da Itaipava Arena Fonte Nova vai se transformar em uma galeria de arte, em meio ao 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura, que segue até o dia 30, com entrada gratuita. Na 7ª Mostra do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), serão apresentadas 99 obras de artes visuais selecionadas entre os estudantes de 1.125 escolas da rede estadual de ensino, nas 33 Diretorias Regionais de Educação da Bahia (Direc). A vernissage de abertura acontece às 16h. Confira a lista completa dos estudantes e das obras no enderereço www.encontroestudantil.ba.gov.br.

Exposição do 2º Encontro Estudantil
Com estilos e técnicas distintas (pinturas, grafites, montagens, colagens, esculturas e gravuras), os estudantes do ensino fundamental, médio e equivalentes revelam suas percepções. São elementos da diversidade cultural, evidenciados na simplicidade, nas rotinas da vida cotidiana e no patrimônio artístico da Bahia, tanto na cidade como no campo.

As obras de arte revelam cenários e objetos que representam as particularidades e o cotidiano de cada região, como as expressões, os tipos sociais que compõem o jeito específico de viver (o vaqueiro, as crianças e as mulheres), a africanidade, as singularidades da natureza, o Sertão, os mangues, o mar e os objetos sagrados dos pescadores, as igrejas, além de prestar homenagem a artistas, em especial, a Dorival Caymmi.

O AVE compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, aprimoramento do olhar para a dimensão estética e de espaços de interação com outras culturas. Na Vernissage, a expectativa é de um público de cerca de 500 pessoas envolvidas nos processos educativos.

Exposição - 28 a 30 de outubro de 2014
Vernissage – 28 de outubro, 16h