51ª Dica do Professor Web

Olá, galera, tudo bem?

 

Vocês são parceiros na inclusão social?


Inclusão social é promover maneiras para que pessoas com deficiência vivam com dignidade e conforto, assegurando que seus direitos sejam respeitados por todos os segmentos da sociedade, viabilizando o acesso igualitário ao estudo, diversão e trabalho. Essa não é uma tarefa fácil, porém, juntos, podemos mudar essa realidade. Se, por exemplo, aprendermos a linguagem de sinais, fica mais fácil nos comunicarmos com os deficientes auditivos.

As Línguas de Sinais (LS) são naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, elas não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Conheçam mais sobre LIBRAS!

O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas. Foi desenvolvido na França por Louis Braille, um jovem cego, a partir do sistema de leitura no escuro, para uso militar, de Charles Barbier. Utilizando seis pontos em relevo dispostos em duas colunas, possibilita a formação de 63 símbolos diferentes, usados em literatura nos diversos idiomas, na simbologia matemática e científica, na música e mesmo informática.

Aprendam mais sobre o Sistema Braille!

A educação especial é um direito de todos os cidadãos e cabe a nós lutarmos para que todos os lugares oportunizem qualidade de vida às pessoas com deficiência. As escolas devem possuir rampas de acesso para usuários de cadeira de rodas ou pessoas com limitação motora; disponibilizar, na biblioteca, livros em Braille; conscientizar e incentivar alunos e funcionários sobre a necessidade de aprender LIBRAS. Caso vocês conheçam locais de circulação pública que ainda não são inclusivos, que tal reunir colegas, escola e comunidade para mudar essa situação?

Vamos, juntos, construir uma sociedade de igualdade, dar um basta ao preconceito e convivermos com as diferenças!

 

Fonte: Acesso Brasil
 

Nos vemos no Orkut, Twitter, Facebook ou no blog!

 

Notícias Relacionadas