Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
5º Encontro Estudantil - Secretário Pinheiro dialoga com estudantes no Encontro de Líderes de Classe
Os estudantes, eleitos para representar suas turmas como líderes de classe e que representam os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) estão participando do 2º Encontro Estadual de Líderes de Classe, iniciativa que integra o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, até esta quinta-feira (23), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Nesta quarta-feira (22), os líderes de classe dialogaram com o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, sobre questões como a contribuição estudantil para uma gestão democrática e participativa nas escolas e empoderamento juvenil.
Durante o diálogo com as lideranças estudantis, Pinheiro falou sobre ações implementadas pela Secretaria visando à melhoria da Educação. Neste sentido, lembrou a resolução de problemas com empresas terceirizadas que não estavam honrando os contratos e destacou a implementação de novos projetos como o TransformaÊ. "Nossa proposta era sacudir as escolas com a virada educacional, para a escola dizer qual a caminhada que gostaria de fazer", disse.
Pinheiro ressaltou, ainda, a realização de duas jornadas pedagógicas neste ano, atitude inovadora para contribuir com a reestruturação da rede, além da realização do concurso para professores e coordenadores pedagógicos. "Com isso, cada uma de nossas escolas terá sua coordenação pedagógica, inclusive, já ampliamos a carga horária dos nossos coordenadores pedagógicos para fortalecer o eixo pedagógico nas escolas", revelou.
Pinheiro disse ainda que a Secretaria está elaborando uma reestruturação da rede, com um novo perfil de oferta. "Isto está acontecendo exatamente a partir da auculta que estamos fazendo visitando escolas, realizando diálogos territoriais e a partir do que colhemos com as jornadas pedagógicas e o TransformaÊ. O que sempre tenho dito, a partir dessa interação, é: deixe a escola fazer, que a escola faz melhor do que a Secretaria". O secretário falou também sobre a nova Plataforma Anísio Teixeira, com mais de 6.500 conteúdos educacionais.
Além dos 270 líderes de classe, a atividade envolve ainda representantes de grêmios estudantis e de colegiados escolares. Na programação, constam, ainda, dinâmicas de socialização, palestras, debates, mesas redondas e apresentações culturais. O “Letramento Político e participação Cidadã” é um dos temas abordados e que promovem a reflexão dos estudantes sobre o papel de cada um para além dos muros da escola.
Troca de experiência
Érica Rodrigues, estudante do 4º ano do curso técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional de Guanambi, a 796 Km de Salvador, no Centro Sul, fala sobre a importância destas discussões de uma forma coletiva pelas lideranças estudantis. “Aqui nós temos a oportunidade de debater temas importantíssimos para o nosso futuro, que fazem parte do nosso cotidiano e que, realmente, precisam do nosso engajamento”, declara.
Da cidade de Santa Cruz Cabrália, a 755 km de Salvador, no Sul do Estado, veio o representante do grêmio estudantil do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, Emerson Torres, 18, 2º ano, que fala sobre o papel da liderança juvenil. “A gente vive um momento em que a conjuntura política é muito complicada, e, neste contexto, a organização dos estudantes é de fundamental importância para o enfrentamento desse cenário que a gente se encontra hoje”, relata.
De acordo com Mavesson Monteiro, 17, 2º ano, do curso técnico em Informática do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, a 540 Km de Salvador, no Centro Sul, ser líder é ser voz da turma na tomada de decisões. “Para mim, ser líder é representar a minha turma e pensar no melhor para a nossa escola. Ser líder é agir na tomada de decisões, na ajuda mútua com os colegas, manter uma relação amigável com todos e ter uma relação direta com a direção pelo bem da escola”.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024