5º Encontro Estudantil - Estudantes são premiados na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Além das experiências e vivências proporcionadas pela participação no 5º Encontro Estudantil, realizado de 21 a 23, pela Secretaria da Educação do Estado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, muitos estudantes irão voltar para casa com o orgulho pela premiação na 6ª Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia. A premiação aconteceu, nesta quinta-feira (23), destacado projetos em cinco categorias: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Divulgação Científica, Energia e Sustentabilidade e Ciências Exatas e Engenharia. As premiações vão desde credenciamentos para feiras e mostras de Ciência e Tecnologia em nível nacional até viagens turísticas para o Maranhão e o Rio Grande do Sul.
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou da premiação e falou que a FECIBA é uma das iniciativas da Secretaria para estimular o gosto das Ciências em sala de aula. “Esta é uma etapa que serve como incentivo para os estudantes participarem destas experiências que são desenvolvidas todo o ano nas escolas. Esta jornada de aprendizado tem que ser vista como um momento de continuidade para novas conquistas”, destacou Pinheiro.
 
A coordenadora do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, fala sobre o significado da FECIBA no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.  “Conseguimos reunir aqui estudantes dos quatro cantos da Bahia. É gratificante perceber o brilho no olhar deles e saber que, a partir daqui, eles serão outros. Muitos alunos e professores verbalizaram para mim o quanto é importante dialogar com os colegas. Ver que outros estudantes já percorreram outros caminhos a partir da FECIBA, por exemplo, é marcante porque a feira é um dos grandes feitos desse Governo, pois traz as diversas expressões das Ciências. Ou seja, o aluno pode trazer a Ciências através de diversas linguagens, como cordel, história em quadrinhos, maquetes, tecnologia, Matemática”, relatou.
 
Com o prêmio de primeiro lugar, na Categoria Ciências Exatas – Engenharia, entregue pelo secretário, a estudante Ana Letícia Araújo, do Colégio Estadual Wilson Lins, de Valente, ficou emocionada com o reconhecimento do seu projeto. “Com nosso trabalho ‘Smartcam – Dispositivo para ultrapassagem’ conseguimos apresentar um sistema que pode ser muito benéfico à sociedade. Ter este reconhecimento é uma enorme vitória”, enfatizou.
 
OBMEP - Após a premiação da FECIBA, a Secretaria realizou a entrega de certificados para os baianos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática 2017. A ideia foi reconhecer o trabalho realizado pelos estudantes da rede estadual. “Esse é o momento em que mostramos o talento e competência do aluno para aqueles que não acreditam na rede pública”, destacou o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campelo. 

Notícias Relacionadas