450 estudantes participam do 1º Aulão Enem

Um passeio por temas e conflitos do mundo contemporâneo. Esta foi a tônica do primeiro Aulão Enem, que aconteceu na tarde da quarta-feira (27/06) no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, para 450 estudantes do 3º ano do ensino médio, que se preparam para o Enem e vestibulares. O aulão foi o primeiro de um total de 384 que vão acontecer em 13 bairros populosos de Salvador e em 11 municípios baianos. As inscrições para os alunos interessados têm início no dia 4 de julho e poderão ser feitas no Portal da Educação.

Veja mais fotos do 1º Aulão Enem

Os estudantes que compareceram à Escola Parque aprovaram a iniciativa. “Achei a ideia muito positiva. Essa dinâmica é muito interessante e chama a nossa atenção para os assuntos, ajudando na nossa preparação. Quero participar de todos os aulões”, disse a estudante do 3º ano Brena Ferreira, de 18 anos, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva.

Dinamismo – No centro do auditório, o professor Jorge Portugal fez a abertura e o encerramento do aulão. Já Elísio Brasileiro, professor de História e Ciência Política; Apulinário, de Geografia; e Jorge França, de História, falaram, de forma revezada e dinâmica, sobre conflitos em Israel, Palestina, guerras étnicas no Continente Africano, guerras na Síria e narcotráfico no Brasil. O aulão contou, ainda, com um bate-papo sobre Redação e a apresentação musical do cantor Serginho, da banda Adão Negro.

“Aqui, nós estamos com professores de ponta, de um lado, que sabem trabalhar com esta metodologia e, do outro lado, estudantes querendo muito aprender. Esta é a química que faz o aulão dar certo, com esta dinâmica fantástica. Um professor joga o tema para outro. Também estamos pautados pela interdisciplinaridade”, disse o professor Jorge Portugal, que vai comandar a ação.

Para Elísio Brasileiro, a atenção dos estudantes foi uma marca do primeiro aulão. “Achei os alunos muito interessados em tudo o que foi trabalhado aqui. Debatemos temas atuais, temas do mundo de hoje, importantes para que eles compreendam tudo o que acontece”, disse Elísio.

Em cada localidade, 16 aulões serão ministrados, cada um com duração de quatro horas, sob a responsabilidade de cerca de 100 professores especialistas.

Serão abordados 32 temas - nas áreas de ciências naturais, ciências humanas, matemática e linguagens - mais enfatizados nas provas do Enem. Os estudantes terão a oportunidade de resolver questões de exames de Enem e vestibulares anteriores, além de acompanhamento pedagógico, explanação de conteúdos temáticos, roteiro impresso de conteúdos temáticos e indicação de sites e links com conteúdos educativos vinculados aos temas no portal da Secretaria.

Notícias Relacionadas