2º Encontro Estudantil Todos pela Escola leva ciência, arte, esporte e cultura para a Itaipava Arena Fonte Nova

Atividades científicas, artísticas, esportivas e culturais, desenvolvidas por estudantes da rede estadual da Bahia, ganham destaque, entre quarta (27/11) e sexta-feira (29/11), na Itaipava Arena Fonte Nova. Trata-se do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia que envolverá cerca de 20 mil pessoas, entre estudantes, professores, familiares, artistas, intelectuais e a sociedade em geral. O Encontro marca a culminância de projetos estruturantes realizados nas escolas da rede durante o ano letivo, com mais de um milhão de estudantes do Estado.

Confira a programação completa do 2º Encontro Estudantil - Todos pela Escola

A abertura oficial acontece na quarta-feira, às 9h, com a participação do governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, autoridades e artistas. As atividades se iniciam com a apresentação do grupo Samba de Nicinha – Raízes de Santo Amaro, que exalta a diversidade das manifestações populares. Em seguida, acontece a roda de abertura Recado da Primavera, quando os estudantes participantes serão recepcionados por professores de diversas áreas, como música e literatura, para um grande bate-papo sobre os saberes. Já o encerramento acontece na sexta-feira, às 18h30, com a 6ª edição do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), que contará, também, com show da cantora baiana Ju Moraes.

“O 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola é uma proposta inovadora para a consolidação das políticas culturais com a juventude estudantil. Possibilita a integração e o intercâmbio entre os estudantes da rede estadual que participam de atividades variadas acompanhados de professores. Os projetos estimulam o desenvolvimento da experiência criativa, valorizam o protagonismo estudantil e contribuem para o processo de aprendizagem e para a garantia do direito de aprender”, disse o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Programação diversificada – O evento vai transformar a Itaipava Arena Fonte Nova em um grande palco para competições esportivas, apresentações artísticas e culturais. Além do Face, com as 15 canções selecionadas entre 1152 escolas da rede, a programação contempla o 6º Sarau do Tempos de Arte Literária (TAL), com as 33 obras literárias escolhidas entre as 1190 escolas participantes, a 5ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), com as 99 obras de artes visuais selecionadas em 1164 escolas, a segunda edição do Educação Patrimonial e Artística (EPA), com 32 álbuns patrimoniais selecionados em 814 escolas e a 1ª Mostra do Cine Prove - Produção de Vídeos Estudantis, com 15 filmes (curtas) selecionados em 865 unidades escolares.

Além das atividades artísticas, serão apresentados 150 projetos na 3ª Feira de Ciências da Bahia, 90 trabalhos na 8ª Feira Baiana de Matemática e 10 projetos da Educação Profissional. Estas atividades buscam incentivar o intercâmbio de experiências exitosas, além da difusão e da popularização dos conhecimentos científicos e matemáticos.

Esportes – Já as atividades esportivas, vão envolver Festival de Judô, com participação de 200 estudantes, Festival de Xadrez, também com a participação de 200 alunos, incluindo alunos com deficiência física, e Festival de Capoeira, que contará com a participação de 300 estudantes. Além disso, o 2º Encontro também vai abranger as finais das modalidades coletivas (Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol), que contabilizam a participação de 235 estudantes. O 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola terá, ainda, oficinas de esculturas, grafite, artes visuais, fílmicas e literárias, além de workshop de corais.

De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, o evento é uma oportunidade única para uma transformação a partir dos saberes. “O Encontro demonstra uma nova atitude estética, ajudando na construção de uma nova mentalidade a partir das experiências artísticas dos nossos estudantes. Ele aponta o lugar da arte e do conhecimento na Educação, para a construção de uma sociedade mais bonita”, disse.

Confira o que vai compor o Encontro:

– 150 experiências na 3ª Feira de Ciências da Bahia

– 90 projetos na 8ª Feira Baiana de Matemática

– 99 obras de arte produzidas para a 6ª Mostra de Artes Visuais Estudantis

– 33 obras literárias estudantis selecionadas 5º Sarau Estadual do TAL

– 15 canções selecionadas para o 6º Festival Anual da Canção Estudantil

– 32 álbuns patrimoniais selecionados para a segunda edição do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA)

– 15 filmes (curtas) na 1ª Mostra do Cine Prove - Produção de Vídeos Estudantis.

– 300 estudantes no Festival de Capoeira

– 200 estudantes no Festival de Judô

– 200 estudantes no Festival de Xadrez

– 235 estudantes nas finais de Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol

Notícias Relacionadas