‘Aulão da Democracia’ revisita a história do Brasil

Palavras-chave:
Estudantes do Ensino Médio e professores de 26 colégios estaduais do Baixo Sul estão mobilizados no ‘Aulão da Democracia’, com o objetivo de discutir temas como democracia na atualidade, redemocratização do país, Golpe Militar de 1964 e liberdade de expressão. O projeto, idealizado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE 6), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece durante toda a sexta-feira (1º/4), data marcada pela efetivação da ditadura militar no Brasil, há 52 anos.
 
Fotos: Divulgação
Para os estudantes da rede estadual, que nos dias 18, 19 e 20 de abril estarão exercendo o direito do voto democrático para a escolha de seus líderes de classe, o ‘Aulão da Democracia’ funciona como uma prévia do exercício de seus direitos cidadãos. “Acho muito importante este aulão para discutir a democracia. Muitos cidadãos não têm o conhecimento sobre a importância de defendermos um país democrático”, opina a aluna Caelen Souza, 13 anos, 8ª série, do Colégio Estadual Fernando Guedes de Andrade, no município baiano de Gandu. 
 
A colega Maísa Reis, 14 anos, 8ª série, também apóia o projeto como forma de instigar o debate entre os estudantes. “Sou totalmente a favor da democracia para que todos possam exercer os seus direitos”. A professora de História das alunas reforça: “É muito oportuna a realização deste debate com os nossos estudantes para que eles compreendam, mais profundamente, o significado da democracia, especialmente no Brasil, que viveu duas décadas sob o regime militar, que este ano completa 52 anos”.
 
No Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira, situado no município de Igrapiúna,  os estudantes produziram dramatizações simulando o Golpe Militar de 1964. Para a estudante Rebeca de Souza Santos, 3º ano, o aulão tem uma grande importância para quem, como ela, não tinha nascido quando a ditadura militar se instalou no Brasil.“O evento é uma excelente oportunidade de aprendermos um pouco sobre fatos e acontecimentos que eu não conhecia”.

Notícias Relacionadas