Parlamento Jovem: Projetos podem ser entregues até dia 28/06

Prosseguem até hoje, (terça-feira 28/06) as inscrições para a 8ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasil, promovido pela Câmara dos Deputados. O projeto, que anteriormente tinha data limite de inscrição até 20 de junho, permite a estudantes simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais, com seleção de projetos de lei criados pelos próprios alunos.

Para participar do programa, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, ter entre 16 e 22 anos e não ter participado de outra edição do Parlamento Jovem. O aluno precisa preencher a ficha de inscrição, anexar o projeto de lei de sua autoria e entregar esses documentos impressos à coordenação de sua escola.

Os textos aprovados poderão, inclusive, se transformar em propostas reais e tramitar normalmente pela Câmara, caso algum deputado ou a Comissão de Legislação Participativa os apadrinhe. Os aprovados viverão uma jornada parlamentar simulada, entre os dias 26 e 30 de setembro, em Brasília.

Este ano, o tema é livre e os projetos podem ser inspirados em qualquer uma das áreas das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro, desde que a proposta seja relevante e positiva para a sociedade. As áreas são: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Todas as informações sobre o Programa Parlamento Jovem Brasil 2011 estão disponíveis na página do programa na Internet. Lá, os estudantes também terão acesso a um “passo a passo” sobre como fazer um projeto de lei. Caso não tenham acesso à Internet, os interessados também podem retirar a ficha de inscrição nas escolas e buscar informações com professores e diretores.