Uesb leva conhecimento científico até escolas da região Sudoeste

Fotos: divulgação
Independentemente do tipo de área de conhecimento, as ciências são parte do universo dos estudantes da Educação Básica. Para dialogar com essa realidade, a Uesb desenvolve projetos que traduzem conteúdos científicos em linguagem acessível para sala de aula.

Dentro dessa perspectiva, está o Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (Ladiq). Localizado no campus de Jequié, o projeto de extensão congrega várias ações em torno da Química, sendo pioneiro na Bahia. Em atividade desde 2011, o Ladiq recebe visitas da comunidade, assim como realiza visitas itinerantes em escolas, praças, feiras e outros espaços, apresentando experimentos e promovendo oficinas para estudantes e para a comunidade em geral.

“É muito importante popularizar a Química, fazer com que os cidadãos despertem para uma consciência de que podem atuar em sua comunidade com opiniões e ações que, certamente, causarão impacto financeiro, ambiental e social. Além disso, temos relatos de que, através de ações do Ladiq, vários estudantes se interessaram em ingressar na Uesb, sendo que, em alguns casos, tais estudantes não conheciam a Universidade e suas possibilidades”, relata o professor Renê Alexandre Giampedro, coordenador do projeto.

Entre os que tiveram a oportunidade de vivenciar as experiências trazidas pelo Ladiq, está André de Jesus, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Educação Comunitária Pe. Otacilio, em Itagi. “Achei maravilhoso poder ver professores e estudantes da área transmitindo conhecimento de forma divertida e alegre. Pudemos visitar os laboratórios de Física e Geociências, mas fiquei ainda mais impressionado com as abordagens práticas no de Química”, lembra.

A visita foi organizada pela professora Maria Aparecida Santos, que acredita na conexão aberta entre os alunos e a Universidade a partir de ações como essa. “Desde a primeira turma que trouxe para o Ladiq, eles amaram e se encantaram com este universo da Química e da Universidade. É muito gratificante poder olhar para cada aluno e sentir a curiosidade e o desejo de aprender”, afirma.

A equipe do Ladiq é composta por professores e estudantes do curso de Química da Uesb. Ao longo desse tempo de execução, o projeto percorreu diversos municípios e, em média, mais de duas mil pessoas já puderam conhecer e participar da iniciativa.

Mergulhando ainda mais no conhecimento das ciências, você já pensou em aprender Matemática através de cordel? É essa a proposta do
projeto “Literatura de cordel na aula de Matemática”. A iniciativa apresenta uma possibilidade para alunos e professores trabalharem com a poesia popular nas escolas. Por meio desse gênero literário, é possível estimular os alunos, aumentar o engajamento e aprender Matemática, e ir além, discutindo e dialogando sobre acontecimentos históricos, políticos e sociais.

“O projeto possibilita discutir matemática de forma interdisciplinar, o que proporciona um ambiente de escuta e diálogo no contexto escolar, criando um espaço de círculos de cultura. Isso leva o educando e educador a discutir questões relevantes, estimulando a leitura e escrita do mundo por meio da matemática”, destaca o professor Jonson Dias, coordenador da ação.

Em atividade desde 2022, o projeto de extensão vem exercendo atividades em escolas, universidades (formação inicial e continuada de educadores), eventos científicos e feiras literárias. O trabalho com textos de cordel possibilita a reflexão coletiva sobre problemas e histórias de vida individuais e/ou coletivas. Tudo isso tem, como ponto de partida, o momento em que o aluno se encontra no conhecimento escolar, em suas vivências, nas interações sociais e nas experiências pessoais.

Em pouco tempo de execução, o projeto já ganhou destaque fora do Brasil. Discussões sobre o trabalho vêm sendo feitas em parceria com a Universidade de Barcelona, na Espanha. Além disso, uma revista científica do Japão convidou o projeto para publicar um artigo contando mais sobre a experiência da pesquisa.

Agora, a proposta é disponibilizar mais materiais para os professores desenvolverem suas atividades dentro do âmbito escolar. “Serão
disponibilizados cordéis, planos e vídeos para que os educadores desenvolvam suas atividades. Estamos organizando, também, um livro com
relatos de experiências de atividades desenvolvidas e um curso para educadores”, anuncia Jonson.

Com projetos como esses, a Uesb segue fortalecendo a interação com escolas de Educação Básica, possibilitando, assim, que esses estudantes sejam estimulados e tenham seus talentos científicos identificados. É a Uesb democratizando o conhecimento e popularizando a ciência.