Terminam nesta sexta (2) as inscrições para os cursos e oficinas do Centro Juvenil

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Terminam nesta sexta-feira (2) as inscrições para os cursos e oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC), unidade da rede estadual, localizada no Colégio Estadual da Bahia – Central, no bairro de Nazaré, em Salvador. Entre as opções estão cursos na área de Tecnologia,  como o de Game Design com Modelagem 3D e o curso de Criação de Aplicativos, através do qual os estudantes têm a possibilidade de aprender e experimentar a criação de jogos e sistemas por meio da utilização de softwares. As aulas começam no dia 5 de junho. São oferecidas entre 20 e 30 vagas por curso.  
 
Os demais cursos e oficinas com matrículas estão relacionados a áreas como  Ciência, Fotografia, Literatura, Inglês e Dança. Entre os mais procurados estão o de Robótica e o de Piloto Virtual. A oficina de Robótica amplia o acesso dos estudantes à Tecnologia e à Inovação, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade. Já no curso de Piloto Virtual, que é ministrado dentro de uma cabine de avião instalada no CJCC, o estudante aprimora o aprendizado de disciplinas como Física, Geografia, Matemática e Inglês.
 
O professor Jaime Azevedo fala da oportunidade que alguns cursos proporcionam para os amantes da Tecnologia. “No Game Design com Modelagem 3D, os estudantes têm a chance de desenvolver jogos e animações em 3D realizando a modelagem de personagens, objetos e cenários. O curso também ensina sobre criação de arquiteturas e simuladores, além de pinturas digitais, que promove o conhecimento sobre texturas, possibilitando o máximo de realidade na produção dos projetos”, disse.
 
Já para a criação de aplicativos, Jaime destaca a importância da oficina. “Hoje já existe um estudo que indica que a programação vai se tornar uma linguagem exigida no currículo, como o Inglês ou Espanhol. Por isso, já utilizamos o “Scratch”, um software educativo desenvolvido pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), e referência em outras oficinas pelo mundo. A partir dele, podemos desenvolver aplicativos com crianças e adultos com diversos recursos”.
 
O estudante do 1º ano, Ítalo Santos, 15 anos, conta a motivação para participar do curso de Game Design. “Tinha muito interesse pelo assunto a ponto de pesquisar por conta própria e desenvolver pequenos projetos por meio de tutoriais na web. Com o curso, consegui aprender bastante sobre desenvolvimento de jogos e animações. Estou muito ansioso, pois já estamos discutindo um projeto que deve ser apresentado no Campus Party Salvador, em agosto”, afirma.
 
Como fazer a matrícula
 

As atividades são destinadas a estudantes devidamente matriculados na rede estadual de ensino, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, que irão participar dos cursos e oficinas no CJCC no turno oposto aos quais estão matriculados na escola. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar as cópias do RG e CPF, comprovante de residência e de matrícula, duas fotos 3x4, além de documento com autorização de imagem assinada por pais ou responsável, com RG e CPF (dos pais) em anexo. Toda a documentação deve ser entregue na sede do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, até 2 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 20h.                  
 
 

Notícias Relacionadas