Termina nesta sexta-feira (14) testagem da comunidade escolar em Jequié

Os estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais em Jequié têm até esta sexta-feira (14) para fazer o teste rápido para o novo Coronavírus.  A testagem, que está sendo realizada desde o dia 3 de agosto no município, deve alcançar mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários, e faz parte do protocolo sanitário que está sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para tomada de decisão sobre a retomada do ano letivo, mesmo que a data de volta às aulas ainda não esteja definida.

A estudante Ívina de Jesus Aquino, 16, do curso técnico em Administração, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, foi uma das atendidas, nesta quinta-feira (13). “Acabei de realizar meu teste com sucesso. A escola organizou bem para não ter nenhuma aglomeração. O procedimento foi bem rápido e me senti muito segura”, afirmou.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22), Thaisa Pereira, falou que todo o processo acontece de forma segura e destacou a necessidade da testagem para a comunidade escolar. “Esta ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo todos os protocolos de segurança e tem sido fundamental esta aferição junto aos estudantes, professores e funcionários. É uma iniciativa de cuidado, de zelo do Estado não só para a comunidade escolar de Jequié, como também para as famílias de todos que estão sendo testados”.

Para a realização dos testes, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os testes estão sendo aplicados por equipes das secretarias municipais de Saúde, com acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).