SJDH participa de Semana da Valorização das Escolas: Combate ao bullying e outros temas são discutidos

A reflexão sobre o cotidiano é uma das ferramentas que contribuem para a formação de uma consciência histórico-crítica em cidadãos e cidadãs, preparando-os para a convivência no espaço público, para agir com atenção aos seus direitos e deveres, respeitando todas e todos, sem discriminação. Esta foi a perspectiva da formação sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, realizada hoje (11), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador. A atividade para estudantes do ensino médio discorreu sobre bullying, racismo, direitos de grupos prioritários e outros tópicos que se ligam as suas próprias vivências na escola e na sociedade.

Fotos: Ascom – SJDH

A palestra foi ministrada pela ouvidora da SJDH e educadora, Luciete Duarte, que utilizou uma metodologia interativa para envolver os alunos na manhã desta terça-feira, no auditório da escola. A gestora também conversou com a comunidade estudantil sobre políticas públicas e equipamentos estatais criados para atender as suas necessidades, tanto enquanto discentes, quanto como pessoas LGBTQIA+, adolescentes e jovens, mulheres e pertencentes aos demais grupos sociais. A participação da SJDH foi um atendimento ao convite da Secretaria Estadual de Educação (SEC) para contribuir com a campanha ‘Valorização das Escolas’.

“Os temas que discutimos parecem ser muito debatidos no ambiente escolar, mas não são. É o que temos percebido nos bate-papos com os estudantes nas escolas por onde a Ouvidoria da SJDH passa. Hoje, uma boa parte dos alunos foi participativa, discursiva, e levantou questões que foram importantes para discutir, principalmente, sobre o bullying, esse tipo de intimidação sistemática que ocorre no ambiente escolar”, afirmou Luciete sobre o objetivo do encontro.

Thainá Anunciação, 18 anos, está cursando o segundo ano do ensino médio no Colégio Mestre Paulo dos Anjos. Ela participou da formação e destacou a relevância desses momentos para o combate à cultura do bullying no espaço escolar. “A palestra de hoje foi de extrema importância, porque precisamos combater o bullying. De fato, muitas pessoas acham que é normal praticar isso, porém não é só fazer e acabou. Acredito que todos que estiveram aqui, saíram pensando diferente”, afirmou a jovem.

Valorização das Escolas

A campanha ‘Valorização das Escolas’ foi lançada na última segunda-feira (10), pelo Governo do Estado da Bahia, através da SEC, com o objetivo de tornar o ambiente escolar um espaço “acolhedor, inclusivo e transformador”. A abertura aconteceu no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (Ceeinfor), no Cabula, com a participação de estudantes da rede pública de ensino e de representantes de instituições que compõem o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas (Cise).

Além de palestras, oficinas e apresentações de projetos, a campanha será reforçada pela divulgação de peças publicitárias de linguagem digital. A ideia, segundo a SEC, é “mobilizar toda a sociedade e, em especial, a comunidade escolar pública e privada, para a importância de temas como o combate ao bullying; o respeito à diversidade; o acolhimento; e a empatia nas interações, dentro e fora da sala de aula, visando o bem comum”.

Fonte: Ascom/SJDH