Segundo dia de provas do ENEM é marcado por otimismo dos estudantes em ingressar no Ensino Superior

Palavras-chave:
Os estudantes da rede estadual de ensino, da capital e do interior, participaram, neste domingo (20), do segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022. Nesta etapa, eles responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. Os candidatos estavam otimistas e na expectativa de ingressar no Ensino Superior através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), que aproveitam a nota do ENEM. 
 
Os estudantes do interior que moram distantes dos locais de aplicação das provas contaram com o apoio logístico de transporte para o deslocamento. A inciativa integra as ações do projeto ENEM 100% da Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio de uma parceria com os municípios. 
 
Foi o caso da estudante Anna Clara Parlandim, que faz o curso técnico em Meio Ambiente no Colégio Estadual José de Souza Machado, no município de Central, e se deslocou até Irecê para fazer as provas do ENEM, no Colégio Estadual Professor Jorge Rodrigues dos Santos. Ela estava confiante. "Desde pequena, eu sempre tive aquele sonho de fazer algo grandioso e que poderia ajudar a humanidade. Por isso, quero cursar Medicina", contou. 
 
Quem também realizou as provas em outra cidade foi a estudante Jaciele Lopes, 18, 3º ano do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, do município de Saúde, que se deslocou para o Colégio Estadual Pindobaçu, localizado em Pindobaçu. "Espero ter um bom resultado em todas as áreas das provas do ENEM, pois pretendo fazer faculdade de Geografia", comentou, entusiasmada. 
 
Em Feira de Santana, a estudante Ana Beatriz Nazareth, 18, 3º ano do Colégio Juiz Jorge Faria Goés, fez as provas na Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira, no mesmo município. "Eu escolhi cursar Direito desde os 15 anos e, desde então, venho me preparando para o ENEM, pois pretendo estudar em uma universidade pública. Esta é a segunda vez que faço o exame e estou bastante confiante", disse. 
 
Ian Medeiros, 28, foi aluno do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba. Com a nota do ENEM, ele foi aprovado no curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste ano, em Salvador, ele fez novamente a prova para mudar de profissão. "O ENEM abre caminhos para o nosso futuro. Desta vez, pretendo usar a nota para entrar em uma faculdade de Engenharia Ambiental ou Civil", revelou. 
 
Ações - Para reforçar a preparação dos estudantes das escolas da rede estadual de ensino, a SEC, por meio do projeto ENEM 100%, realizou, entre os meses de julho e novembro, no auditório da instituição, aulões de revisão de diferentes disciplinas. A atividade envolveu 200 escolas e, aproximadamente, 8 mil estudantes. Ao longo do ano, tambem foi desenvolvido o programa Universidade para Todos (UPT), que visa contribuir com o ingresso dos estudantes ao Ensino Superior. O UPT, que foi transformado em política pública de Estado, em 2020, é direcionado a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual e é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Em 2022, o UPT ofertou 15 mil vagas, com 270 locais de funcionamento em 200 municípios, nos 27 Territórios de Identidade, somando mais de R$ 10 milhões de investimentos.

Notícias Relacionadas