Secretaria da Educação mobiliza estudantes da rede estadual para eleição de líderes de classe

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está mobilizando os estudantes da rede estadual de ensino para a primeira eleição de líderes de classe, de 27 a 29 de maio. Para estimular a participação dos estudantes no processo eleitoral, as escolas estão promovendo palestras, encontros, mostra de vídeos e diversas formas de mobilização organizadas. A proposta faz parte do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, para promover o protagonismo juvenil, fazendo com que os alunos se envolvam nas ações realizadas nas escolas, contribuindo para a gestão democrática e participativa.

O líder de classe é o interlocutor da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para a ambiência na unidade de ensino. “Meus colegas solicitaram minha participação no processo eleitoral, porque confiam em mim como uma voz que vai fazer chegar as nossas necessidades, à coordenação da escola”, disse L. M, 15 anos, candidata à vice-líder do 1º ano C, do Colégio Estadual Professora Maria Anita. Para L. J, 16 anos, candidato a líder do 2º ano C, na mesma escola, um bom líder precisa ser um bom comunicador. “Acredito que, para ser um bom representante, é preciso saber dar opinião e também ouvir as dos colegas para solucionar os problemas”, disse.

Este ano, a Secretaria da Educação estará realizando a primeira eleição geral. Além do líder de cada sala de aula, cada escola vai eleger um representante para compor uma coordenação. “Tiraremos um coordenador e seu vice para unir as propostas e os ideais dos três turnos de cada unidade de ensino. Estes representantes participarão de encontros municipais e regionais onde serão discutidas propostas de trabalho relacionadas à juventude”, explicou a professora Valuza Saraiva, do Comitê Executivo Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que coordena a eleição para líderes de classe.

Podem participar das eleições para líderes de classe, todos os estudantes da rede estadual matriculados regularmente, de qualquer série ou modalidade.