Secretaria da Educação incentiva projetos artísticos em escolas da rede estadual

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Professores e estudantes de 195 escolas do Núcleo Regional de Educação de Salvador (NRE 26) participaram, nesta quarta-feira (08/07), de uma série de cursos e oficinas artístico-culturais, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), no bairro de Nazaré. O evento faz parte de ações realizadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para promover o desenvolvimento dos Projetos Estruturantes nessas unidades escolares, conforme prevê o Eixo 2 (fortalecimento da educação básica na rede estadual) do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.

Durante oficinas, como: Fotografia, Giro da Dança, Clube da Leitura, Ser & Grafias, Contadores de histórias, Grafite, os estudantes puderam conhecer técnicas que auxiliam no desenvolvimento de obras para inscrição no Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Produções de Vídeos Estudantis (Prove), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance) e Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante).

“Muitas escolas desenvolvem projetos semelhantes, mas que ficam restritos às unidades. Por isso estamos tentando sensibilizar gestores, professores e estudantes que tragam esses trabalhos desenvolvidos para participarem dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação, aumentando sua visibilidade e mostrando a qualidade da escola pública”, destaca Luiz Henrique Peixoto, diretor do NRE 26.

O professor de Geografia e articulador dos Projetos Estruturantes, Luiz André Santos, do Colégio Estadual General Dionísio Cerqueira, no bairro de Santa Cruz, ressalta o envolvimento da escola para mobilizar os estudantes em torno dos projetos. “Como nossa escola é de Educação Integral, trabalhamos os projetos propostos pela Secretaria da Educação com todos os alunos e convidamos os familiares a acompanharem. O objetivo é valorizar a comunidade e sua autoestima”, relata.

Em seu segundo ano, a estudante do 3º ano, Emily Santana, 17 anos, do Colégio Estadual de Aratu, fala dos benefícios de sua participação no projeto. “Apresentei, ano passado, a poesia ‘Irmã Dulce’, durante o 3º Encontro Estudantil, e foi uma oportunidade que tive de aperfeiçoar o meu trabalho e apresentar o meu talento a um grande público”, diz.

Videoconferência
Com o objetivo de realizar encontros que esclareçam e incentivem os gestores e estudantes das escolas estaduais a aderirem aos projetos artísticos e culturais, a Secretaria da Educação realiza nesta quinta-feira (09/07), às 08h30, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, a 3ª Videoconferência de Processos Formativos para o Desenvolvimento das Experiências Artísticas e Culturais. A transmissão será realizada para as 27 sedes dos Núcleos Regionais de Educação da Bahia.

Nesta edição, serão abordados o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante). Na ocasião, também acontece apresentação do Coral Estudantil da Bahia e a divulgação do “Concurso de Textos Literários e Artes Visuais Estudantis: 100 Anos do Tribunal de Contas da Bahia”, lançado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) em parceria com Secretaria da Educação do Estado. O concurso busca incentivar a reflexão de estudantes sobre temas relacionados ao controle do dinheiro público, ética, transparência e cidadania.