Secretaria da Educação do Estado comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Com programação especial, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia celebra, até final do mês, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). As atividades estão integradas ao currículo escolar e acontecem nas próprias escolas. Estão programadas atividades de formação e palestras para estudantes, educadores, secretários municipais de Educação e o público em geral.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Solange Rocha, considera a união de esforços imprescindível à melhoria do ambiente escolar e do processo de ensino e de aprendizagem. “Aproveitamos o mês do meio ambiente, quando as pessoas ficam mais sensíveis e atentas aos problemas e às propostas para resolvê-los para dar destaque as nossas atividades. Vale ressaltar que a temática é trabalhada nas escolas durante todo o ano, só assim estabeleceremos uma educação ambiental permanente e continuada, conforme orienta a Lei Estadual nº 12.056/2011 e a Lei Federal nº 9795/99”.

Solange ressalta, ainda, que, conforme legislação vigente, a política pública em educação ambiental da Secretaria da Educação do Estado segue estratégia de construção participativa e coletiva. “Para fortalecer a educação básica, adotamos a multidisciplinaridade para sensibilização, reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos, que corroboram para uma formação cidadã e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra”.

Programação - No dia 2 de junho, o professor Frederico Loureiro, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal de Rio Grande, ministra a palestra Estado da arte da educação ambiental: panorama da educação ambiental nas escolas estaduais da Bahia. A palestra será transmitida para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc) por meio de videoconferência. O evento, sediado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a partir das 8 horas, é aberto à participação da comunidade escolar, comunidade acadêmica, profissionais da educação e demais interessados.

Durante o evento, a Secretaria da Educação socializará os resultados da pesquisa que estabeleceu diagnóstico da educação ambiental nas escolas da rede estadual e apresentará o documento preliminar contendo as Orientações Curriculares para Educação Ambiental no Estado.

Em 3 de junho, a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, na Federação, sedia curso de formação para diretores das unidades escolares das Direc de Salvador e Região Metropolitana (1 A e 1 B) voltado para implementação do Projeto Uso Racional da Água nas Escolas.

Também no dia 3, o Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, do bairro de Plataforma, em Salvador, promove plantio de mudas de Ipê e Pau Brasil no colégio e, também, no entorno do prédio sede da Secretaria da Educação, no CAB. E os estudantes do Colégio Estadual de Vila de Abrantes participam de aulas interdisciplinares ministradas em pontos importantes para a história e ecologia do distrito, situado em Camaçari (a 42 km de Salvador).

Ainda faz parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, às 11horas, a apresentação, na Assembleia Legislativa, da Política Pública em Educação Ambiental.