Secretaria da Educação cria novos Centros de Educação Profissional no interior

Para ampliar e interiorizar, ainda mais, a oferta da Educação Profissional na Bahia, a Secretaria da Educação criou mais dois Centros Estaduais de Educação Profissional. O Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu, foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa. E o Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, foi transformado em Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII.

Com estes, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia passa a ter 68 Centros de Educação Profissional, sendo 36 Estaduais (Ceep) e 32 Territoriais (Cetep), distribuídos nos 27 Territórios de Identidade. Os Centros de Educação Profissional têm o objetivo de promover a elevação da escolaridade e inserção cidadã no mundo do trabalho de jovens e trabalhadores egressos da escola pública, com a oferta de cursos alinhada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias produtivas locais. Também passam a ser referência na oferta de todas as modalidades de Educação Profissional, com cursos de caráter universal e que podem beneficiar o estudante com a absorção de mão de obra em diferentes regiões do Estado.

Colégio Estadual Pio XII

Para Olga dos Santos Campos, diretora do Ceep em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, um novo centro potencializa, ainda mais, o desenvolvimento no território. “A busca por cursos técnicos de nível médio é muito grande. Com esta nova implantação, a oferta de vagas da unidade irá aumentar e os nossos jovens não terão a preocupação de estudar em outros municípios. Neste processo, todos se beneficiam, contribuindo para que as demandas do território sejam atendidas e o melhor de tudo é que poderão continuar residindo aqui mesmo na região, fazendo parte do ciclo de desenvolvimento da nossa cidade”, explicou.

De 2009 a 2013.1, a unidade escolar registrou um crescimento de 412% no número de matrículas. Em 2009, quando o Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa passou ofertar Educação Profissional contava com 83 matriculados no curso técnico em Petróleo e Gás.  Atualmente, o Ceep conta com 425 matriculados nos cursos técnicos em Informática, Manutenção e Suporte em Informática, e Petróleo e Gás.

Para Nelma Porto, diretora do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, a população de Jaguaquara só tem a ganhar com o novo Centro de Educação Profissional. “Além da ampliação no número de vagas, estaremos ofertando outros cursos, oportunizando a qualificação profissional dos jovens e trabalhadores. Agora, eles irão se beneficiar com cursos na área de alimentos e recursos naturais e, também, na área de gestão e negócios, já que comércio daqui potencializa o desenvolvimento econômico de Jaguaquara”.

De 2009 a 2013.1, houve um crescimento de 328% nas matriculas da unidade escolar. Em 2009, quando o Colégio Estadual Pio XII passou a ofertar Educação Profissional contava com 76 matriculados no curso técnico em Agroindústria. Atualmente, a unidade escolar tem 293 matriculados no curso técnico em Agroindústria e 33 matriculados no curso de Qualificação Profissional em Agroextrativismo (Proeja Fundamental).

Notícias Relacionadas