SEC realiza encontro com líderes estudantis para dialogar sobre ano letivo continnum

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quinta-feira (26), um diálogo sobre o ano letivo continuum 2020/21 com líderes de classe da rede estadual de ensino de Salvador e Candeias. A atividade contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e foi acompanhado pelo coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos.

O secretário Jerônimo falou sobre a importância deste momento com os estudantes. “Esta reunião é muito rica para nós. Ao encontrar com os líderes de classe, dialogamos com eles e, principalmente, ouvimos suas percepções e contribuições sobre os programas e projetos que são desenvolvidos nas escolas e sobre esta fase de aulas semipresenciais. O olhar da juventude estudantil agrega qualidade às políticas públicas desenvolvidas”, destacou.

A estudante Angel Roberta, aluna do Colégio Estadual Manoel Novaes, em Salvador, considerou o momento oportuno para realizar um diálogo aberto com o governo do Estado. “Me sinto honrada com a responsabilidade de levar para a equipe da SEC as demandas da comunidade escolar. Sabemos que os jovens precisam, cada vez mais, se apropriar dos espaços e apresentar nossos pensamentos e contribuições para a construção de projetos e programas que realmente incluam a todos”.

Para Natacha Alves, matriculada no Colégio Estadual Central da Bahia, reuniões como estas são fundamentais para uma integração da juventude e o amadurecimento de pensamentos e opiniões. “Os encontros são importantes pois promovem a integração entre os estudantes, compartilhando ideias e posicionamentos. É maravilhoso estarmos juntos e termos o contato direto com a gestão estadual. Desta forma, levamos críticas, elogios e sugestões que podem contribuir para melhorias na Educação”.

De acordo com Jocivaldo dos Anjos, os espaços de debate evidenciam o protagonismo estudantil. “Perceber como os estudantes estão em suas unidades escolares fortalece a instituição e nos orienta na promoção de políticas públicas mais qualificadas. Os estudantes possuem total legitimidade para opinar por serem as pessoas que vivem no dia a dia o resultado das ações desempenhadas. Considero o encontro e o debate de hoje excelentes".