Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
SEC disponibiliza diferentes recursos educacionais para atender estudantes no ensino remoto com e sem acesso à internet
Como parte das ações voltadas para o início do ano letivo 2020/21 na rede estadual, que ocorre nesta segunda-feira (15), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) desenvolveu diferentes estratégias para auxiliar professores e estudantes durante o ano letivo. Os recursos educacionais foram pensados visando atender a todos os estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, inclusive aqueles que não possuem acesso à internet.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, reforçou o compromisso da equipe para não deixar nenhum estudante de fora. "Temos diversas realidades na nossa rede escolar no que se refere ao acesso às tecnologias. Por isso, a equipe técnica da SEC trabalhou para criar Cadernos de Apoio à Aprendizagem, materiais para uso do Whatsapp, um canal de TV exclusivo, o Educa Bahia, além dos Roteiros e Pílulas, dos recursos da Plataforma Anísio Teixeira e das sugestões de planos de ensino para auxiliar gestores e professores nas atividades remotas, seja qual for o perfil dos estudantes, de modo que possamos garantir o direito de aprender para todos", afirmou.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, destaca que o ensino remoto não é igual ao ensino on-line. “Teremos atividades síncronas e assíncronas, ou seja, que podem ter a interação professor-aluno em tempo real (por videoconferência, por exemplo) ou em tempos diferentes, com outros recursos educacionais, como o livro didático, os Cadernos de Apoio (digitais ou impressos), as salas virtuais e o uso educativo do whatsapp. Cada professor terá autonomia na organização didática e nos recursos de interação, considerando as possibilidades de cada estudante com relação ao acesso à internet, se estável, instável ou inexistente”, acrescentou.
Como organizar as aulas em diferentes situações de acesso à internet
Para os estudantes com acesso estável à internet, os professores podem utilizar recursos digitais, como o Google Meet, para interagir em tempo real de forma on-line, em horário pré-agendado, apresentando suas aulas, facilitando a participação ativa e interação dos estudantes, esclarecendo dúvidas e solicitando produções dinâmicas, como vídeos, áudios e mapas mentais digitais.
Ainda podem ser utilizadas ferramentas de interação, como as salas virtuais, e outros materiais on-line, incluindo os recursos educacionais abertos disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira (www.iat.educacao.ba.gov.br). Neste caso, é fundamental evitar o excesso de exposição à tela, valorizando também os experimentos feitos em casa, a leitura e a produção escrita.
Para o estudante com acesso instável à internet (menos de 2h diárias), pode-se fazer uso de áudios, podcasts e videoaulas (gravadas pelos professores, selecionadas por eles ou veiculadas pela TV Educa Bahia), que podem ser enviados por Whatsapp ou e-mail e também postadas no Classroom, interagindo em tempos diferentes, mas sem abrir mão dos espaços para o esclarecimento de dúvidas, devolutivas e correções (com respostas comentadas e construídas de forma coletiva).
Há, ainda, os cadernos de exercícios e roteiros de estudo. Nessas circunstâncias, o Whatsapp e o Classroom, que demandam conexões menos robustas, podem ser bons aliados. Recursos como o ChatClass Bahia, os Formulários do Google e outros formatos tecnologicamente mais "econômicos" também podem ser utilizados para mobilizar o estudo individual em casa, orientado e supervisionado pelos professores.
No caso de estudantes sem acesso à internet, se for possível captar o sinal da TV Educa Bahia, os estudantes podem acompanhar as aulas do EMITEC com o uso do Caderno de Apoio. Propõe-se, ainda, a organização de rotinas (com o uso de Roteiros de Estudo e Pílulas de Aprendizagem, construídos pela SEC) e o uso de diários de bordo, por meio do qual os alunos registram suas produções, sempre com acompanhamento da escola e dos professores. Nesse formato, é importante que a organização didática considere a centralidade dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem (impressos) e o suporte dos livros (didáticos, paradidáticos e de literatura).
Recomenda-se que as escolas construam pastas individuais com os roteiros semanais e materiais impressos, facilitando a retirada e a entrega das atividades, a serem feitas nas escolas com pré-agendamento, a fim de evitar aglomeração. Esta organização também abre espaço para a utilização de cadernos de questões e simulados e correções feitas por meio de devolutivas escritas ou por telefone, que também pode ser um recurso importante para tirar dúvidas, a partir de horários pré-agendados.
Notícias Relacionadas
-
Estado e União fortalecem equipamento escolar em Conceição do Jacuípe
-
I Feira de Profissões da Biblioteca Central do Estado da Bahia atrai mais de 1000 estudantes
-
Aviso de pauta | Governo do Estado entrega Cineteatro 2 de Julho nesta segunda (26)
-
Jerônimo Rodrigues autoriza R$ 1,2 bilhão em obras para escolas estaduais através do projeto “Construir para Educar”
-
SEC e SPU identificam áreas da União para construção de novas escolas na Bahia
-
Secretaria da Educação inicia pesquisa para mapear clubes de ciência das escolas da rede pública estadual
-
Pé-de-Meia: pagamento a novos beneficiários começa segunda (26)