SEC dialoga com estudantes da rede estadual sobre acesso a programas de auxílio e qualificação estudantil

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) dialogou, nesta quinta-feira (29), com estudantes da rede estadual de ensino sobre acesso aos programas de auxílio e de qualificação estudantil, desenvolvidos pelo Governo da Bahia, como o Bolsa Presença, Educar para Trabalhar, Vale-alimentação Estudantil e Mais Estudo. No encontro com o tema "A Bahia solidária aos estudantes", realizado de forma on-line, foram passados alguns informes e sanadas algumas dúvidas dos estudantes. As informações referentes aos programas citados podem ser acessadas no Portal da Educação, no endereço www.educacao.ba.gov.br.

O coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, explicou sobre a diferença entre os benefícios Vale-alimentação Estudantil e Bolsa Presença. "O Vale-alimentação Estudantil é uma ação para mitigar os efeitos da pandemia do Coronavírus para que os estudantes tenham uma condição de alimentação melhor. O Bolsa Presença objetiva apoiar financeiramente as famílias, contribuir para evitar o abandono escolar e fortalecer a aprendizagem. O valor de R$ 55 do vale-alimentação é por estudante e todos matriculados na rede têm acesso. Já o valor de R$ 150 do Bolsa Presença é por família, ou seja, é acessado através de um membro responsável da família do estudante da rede, com cadastro no CadÚnico, cuja família se enquadra na situação de pobreza ou extrema pobreza", destacou.

O assessor itinerante da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT) da SEC, Alexandre Guimarães, falou sobre as inscrições para os cursos on-line de Formação Inicial e Continuada (FIC), do programa Educar para Trabalhar. "Esta é uma grande oportunidade para a qualificação profissional, pois são 44 tipos diferentes de cursos e 200 mil vagas para os estudantes do Ensino Médio e egressos da Educação Profissional que concluíram os seus cursos entre 2017 e 2019, ambos da rede pública estadual. Os cursos serão realizados à distância, em plataforma EAD", afirmou.

As inscrições para os cursos do Educar para Trabalhar, que seguem até o dia 5 de maio, serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico e questionário socioeconômico, que estão disponibilizados no Portal da Educação, no endereço https://bit.ly/2RcC28R.

Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir registro de matrícula junto à SEC; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ser egresso de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2017 a 2019; e possuir documentação pessoal.

As vagas estão distribuídas em 11 Eixos Tecnológicos e 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), em um total de 3.567 turmas. Dentre os cursos ofertados, destacam-se os de Administrador de Banco de Dados;  Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Bovinocultor de Corte; Confeiteiro; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Desenhista da Construção Civil; Montador e Reparador de Microcomputadores; Operador em Petróleo e Gás; Padeiro; Programador Web; Recepcionista em Serviços de Saúde; e Vitrinista; dentre outros.

Sobre o Mais Estudo - O Governo do Estado regulamentou a Lei Estadual nº 14.306, de 12 de fevereiro de 2021, que institui o Programa Mais Estudo para os estudantes ajudarem os colegas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Nesta edição, atuam dois monitores por turma, que recebem uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao programa. Em 2021, o programa foi ampliado para 52 mil vagas, incluindo Educação Científica. No programa, os monitores são selecionados entre os estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir das notas obtidas no ano anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. O bom desempenho escolar e a frequência regular são os critérios obrigatórios para a concessão da bolsa aos monitores.