SEC apresenta resultados do Programa Universidade Para Todos em 2023

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Os resultados das ações voltadas ao fortalecimento das aprendizagens e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior do Programa Universidade Para Todos (UPT), foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (14), no Instituto Anísio Teixeira/IAT, durante o Seminário UPT – Panorama de Quem Planejou, Mobilizou, Implementou e Acompanhou as Ações em 2023. O programa, além de promover a preparação do estudante, contribui para a formação continuada de estudantes universitários para exercício da docência, em uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e as quatro universidades estaduais baianas (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
 
Na abertura, direto da Arena Fonte Nova, onde está acontecendo o Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação, a secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, deu boas-vindas aos participantes do seminário, agradecendo a cada um que faz parte do programa, num trabalho conjunto, que tem solidez e legitimidade para oferecer oportunidade aos estudantes. “É com espírito de esperança, que se renova e que nos impulsiona para seguir na construção da nossa rede estadual, na defesa intransigente da educação pública de qualidade. Com o balanço das ações, olhamos para o que foi produzido e também para a frente, de que forma podemos, com o acúmulo de conhecimento e experiência que já temos, fazer mais e melhor em 2024”,
 
O programa ofertou, em 2023, 18.966 vagas, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, totalizando 310 polos de funcionamento, em 195 municípios. Isso representa 3.966 a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas. Além disso, houve o envolvimento de cerca de 491 servidores das universidades parceiras, atuando nas funções técnicas, administrativas, financeiras e pedagógicas do programa. Para a etapa de fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante, o programa adotou em 2023, como modalidade de oferta atividades presencial, não presencial, híbrida e itinerante.
 
Etapas - Voltado para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e egressos do Ensino Médio que estejam interessados em ingressar em cursos da formação superior, o UPT é composto por três etapas, independentes e complementares, sendo a primeira, a mobilização da inscrição para os processos ENEM, SAEB e exame vestibular e demais formas de ingresso no Ensino Superior; a segunda etapa visa o fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante; e já a terceira tem como propósito a formação inicial e continuada de estudantes universitários para exercício da docência. O reforço das disciplinas é prestado por monitores das universidades, sob a supervisão de professores.
 
O evento contou com as presenças de representantes da SEC, da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FUNCEP/Casa Civil do Governo do Estado), das universidades parceiras, além de beneficiários do programa, monitores e equipes pedagógicas.
 
Fonte: Ascom/SEC

Notícias Relacionadas