SBPC Jovem e Mirim 2014 recebe projetos de estudantes da rede estadual

Estudantes da rede estadual de ensino da Bahia participam, entre os dias 22 e 27 de julho, em Rio Branco (Acre), da edição 2014 da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pelo projeto SBPC Jovem e Mirim. No evento, a Bahia será representada por cinco projetos desenvolvidos por estudantes do Colégio Estadual Alfredo Magalhães, no Rio Vermelho, e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) da capital baiana.

Os projetos apresentados têm o seguinte tema: Sustentabilidade Z; Simulando tornados: a parceria da física com o meio ambiente; Um clique sustentável sobre a ótica de uma pinhole; Iniciação científica: crescendo e pensando ciência e Os mistérios da saúde: o coração.

Frutos da oficina de iniciação científica do Colégio Estadual Alfredo Magalhães, o estudo os Mistérios da saúde: o coração aborda os problemas de coração causados por bactérias e pela alimentação com excesso de lipídios. Já Iniciação científica: crescendo e pensando ciência mostra como a pesquisa científica pode colaborar com o a formação dos estudantes.

“A nossa escola conta com educação integral, e, desde 2008, oferecemos uma oficina de iniciação científica. Os estudantes selecionados escolhem um tema do seu interesse para trabalhar, e são orientados no desenvolvimento da pesquisa e dos experimentos”, contou a professora de ciências do Colégio Estadual Alfredo Magalhães, Bárbara Rosemar Nascimento de Araújo, orientadora dos projetos que serão apresentados na SBPC.

Desenvolvido no CJCC, que, em Salvador, fica localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), o Sustentabilidade Z consiste na produção de uma embalagem plástica biodegradável orgânica para polpa de frutas. A iniciativa Um clique sustentável sobre a ótica de uma pinhole, também do CJCC, trata da atenção necessária com o descarte de pilhas, enquanto que Simulando tornados: a parceria da física com o meio ambiente, busca investigar os fatores e consequências da alteração do clima no planeta.

Incentivo à Ciência – Atrelada às ações estruturantes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve, anualmente, a Feira de Ciências da Bahia e a Feira Baiana de Matemática. Os eventos têm como objetivo fomentar a produção científica na educação básica e estimular o protagonismo dos estudantes. “Esse envolvimento com a pesquisa cada vez mais cedo é fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes”, observou o coordenador geral da Feira de Ciências da Bahia, Rogério Lima de Jesus.

Notícias Relacionadas