SBPC inspira estudantes para projetos de iniciação científica

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) segue até este sábado (9), em Porto Seguro, no Extremo Sul do Estado, com a participação dos estudantes da rede estadual de ensino. A programação, no último dia do evento, é voltada para a participação da família na Ciência. Para os alunos das escolas estaduais, que apresentam projetos de iniciação científica e produções artísticas e culturais, os conhecimentos obtidos na SBPC irão subsidiá-los nas futuras atividades e projetos a serem desenvolvidos em sala de aula.
 
Este é o caso das estudantes Ketly Neves e Jamylle Oliveira, ambas com 19 anos, que cursam o 3º ano no Centro Educacional Machado de Assis (CEMAS), em Teixeira de Freitas. Elas estão apresentando o projeto ‘Reutilização da água do ar condicionado em automóveis’, no espaço SBPC Jovem. “Nosso projeto visa à conscientização das pessoas para que passem a reutilizar a água do ar condicionado nos radiadores dos automóveis, evitando o desperdício. É muito bom poder passar um pouco do que aprendemos para os visitantes da SBPC e vivenciar o que é a universidade”, diz Katly Neves. Sua colega Jamyle Oliveira conta que se surpreendeu com o evento. “Não imaginava que tivesse essa dimensão toda, pois, estou conhecendo projetos diferenciados e que vão me ajudar a elaborar minhas próximas pesquisas”, destaca.
 
Os professores também aprendem nesta troca com os estudantes. É o que afirma o professor de Filosofia Aurélio Oliveira, do município de Samambaia, Distrito Federal, em visita ao estande dos projetos dos estudantes da rede estadual. “Achei a proposta do trabalho muito boa porque falar de reutilização hoje em dia é algo necessário e eu aprendi com elas que a água do ar condicionado ajuda a não enferrujar o radiador e a água comum enferruja. Por isso, acho muito legal essa troca de conhecimento”, revela o educador.
 
Para a formadora do programa Ciência na Escola, Vanessa Chaves, de Juazeiro, participar de um evento científico deste porte é essencial para a ampliação do conhecimento dos estudantes. “Eles estão expondo projetos ricos e que mostram a qualidade das produções realizadas nas salas de aulas das escolas estaduais. Essa participação permite que eles visualizem os debates a nível nacional que estão acontecendo na esfera da produção de iniciação científica e que servem de inspiração para futuros trabalhos”, ressalta a ed
ucadora.
 
O evento, que teve como tema ‘Sustentabilidade, tecnologia e integração social’, é um dos principais fóruns voltados para a difusão de avanços científicos em várias áreas do conhecimento, da América Latina. A SBPC contou com a presença de estudantes e professores de 21 municípios, de 61 unidades escolares estaduais, sendo que 17 são escolas indígenas. Na SBPC Educação, em Teixeira de Freitas, 36 professores indígenas da rede participaram de cursos formativos, palestras e mesas redondas.
 
Aula Show
Em Teixeira de Freitas e Porto Seguro a programação contou com uma Aula Show sobre ‘A história da música baiana’ que foi apresentada pelo cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor. “Aula foi um verdadeiro show e enriqueceu minha visão sobre música porque entendi mais sobre os diferentes estilos cantados por artistas como Raul Seixas, Gilberto Gil e outros”, destaca o estudante Fernando da Silva Santos, 18 anos, que cursa o 2º ano no Complexo Integrado de Educação de Itamaraju (CIEI).
 
De acordo com o músico Paulinho Boca de Cantor a aula tem a função de levar conhecimento através da música. “É muito importante que os estudantes e as pessoas saibam que a música baiana tem uma longa trajetória de musicalidade e que precisa ser apreciada. Toda essa história rica está presente na música que se faz hoje, pois serve de inspiração para novos talentos musicais”, ressalta o artista.

Notícias Relacionadas