Sarau marca culminância de projeto no no Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Em sua oitava edição, o Sarau Musical e Literário do Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto mobilizou a comunidade escolar da unidade (antiga Escola Especial da Penitenciaria Lemos de Brito), no bairro da Mata Escura, em Salvador. O evento, realizado na quinta-feira (5), envolveu cerca de 60 internos do turno noturno, que declamaram poemas de sua autoria, produzidos sob o tema “O trabalho a serviço da vida”. Além de despertar o interesse pela leitura, música e demais expressões artísticas, a culminância do ano letivo tem como objetivo valorizar o processo de criação e expressão, bem como contribuir para que os alunos conheçam e analisem as diferentes configurações sociais do trabalho ao longo da história da humanidade. 
 
A professora Maria Mônica Neres, uma das organizadoras do evento, ressaltou que o sarau vem se consolidando como uma atividade de culminância relevante para a atuação pedagógica que visa a emancipação e a autonomia desses sujeitos. “O nosso sarau é uma das ações do projeto ‘A cor do Brasil’, que desenvolvemos ao longo do ano. É um momento lúdico e de visibilidade em que o interno se sente mais integrado, valorizado e protagonista de sua vida, mesmo estando em um contexto de privação de liberdade. O tema desta edição buscou resgatar a importância histórica do trabalho tanto na formação da sociedade como na conduta da dignidade do ser humano e na realização de sonhos”, relatou. 
 
O sarau, que contou com a participação também das internas do Conjunto Penal Feminino, foi intercalado com músicas relacionadas às poesias declamadas. A maioria dos internos tocaram e cantaram, como foi o caso de A. M., 30 anos, que mostrou sua habilidade com os instrumentos de percussão. “É a segunda vez que participo deste evento pedagógico, que acho muito interessante porque é divertido, bem como é uma oportunidade de interagirmos com outros internos e termos um contato mais direto com a direção da escola. Também é um momento para mostrarmos a nossa gratidão aos professores pelo que eles fazem por nós durante todo o ano letivo”, relatou o aluno.
 
Sobre o sarau – O Sarau Musical e Literário do Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto é desenvolvido na unidade escolar desde 2012, a partir de uma iniciativa da professora Jocélia Tosta. A atividade nasceu com o objetivo de proporcionar aos internos do turno noturno uma vivência cultural, literária e visual, versando e cantado os temas trabalhados em sala de aula. 
 

Notícias Relacionadas