Resultados do programa Ciência na Escola-Ensino Médio são apresentados em palestra

Acontece na próxima quarta-feira (9/7), às 9h, no Salão Lazareto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), na Federação, a palestra Ciência na Escola – Ensino Médio: construindo uma proposta de formação para a pesquisa na educação básica. O evento, promovido pela Fapesb e pela Academia de Ciências da Bahia, tem como objetivo discutir a concepção e os resultados do programa Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia no ano de 2013.
 

“Esse evento representa um reconhecimento das atividades que desenvolvemos ao longo do ano. É como uma validação da Academia de Ciências da Bahia”, declarou o coordenador administrativo do programa Ciência na Escola – Ensino Médio, Carlos França. A palestra ministrada pelos professores da Universidade Federal da Bahia, Charbel N. El-Hani, Rosileia Oliveira de Almeida e Amanda Amantes, formadores do programa, é aberta para a participação de professores, estudantes de licenciaturas e pessoas interessadas em formação científica.

Programa – Desenvolvido em cerca de 300 escolas de ensino médio de toda a Bahia, o programa trabalhou em duas perspectivas: a pesquisa estudantil de natureza interdisciplinar sobre questões socioambientais e sociocientíficas no entorno da escola e a pesquisa docente sobre o engajamento comportamental e cognitivo dos estudantes.

No decorrer do ano letivo de 2013, os professores da rede estadual de educação passaram por uma formação científica realizada no intuito de fomentar a pesquisa entre os estudantes da educação básica. A iniciativa culminou no desenvolvimento de 207 projetos. 

 

Notícias Relacionadas