Protagonismo juvenil marca celebrações do Dia do Estudante nas escolas estaduais

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr / SECBA
O Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira, 11 de agosto, foi marcado por muitas celebrações nas escolas estaduais da capital e do interior. A rede estadual de ensino se mobilizou e os estudantes protagonizaram apresentações científicas e culturais nas distintas linguagens, no chamado Intervalo Cultural, promovendo uma grande festa. Ocorreram mostras de dança, música, teatro, audiovisual, karaokê, desfiles de fanfarras, exposições de artes visuais, e, também, competições esportivas, gincanas com arrecadação de alimentos para o programa Bahia sem Fome, mostras da Educação Profissional e Tecnológica e integração com as famílias. 
 
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participou da programação no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica, em Itabuna, pela manhã, e à tarde, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus.
 
Adélia falou sobre a importância de atividades pedagógicas que integram a juventude. "É uma alegria imensa estar aqui hoje neste Dia do Estudante. Somos aqueles que trabalham de forma vocacionada e com intenção para todos vocês. O caminho é a educação e é isso que nos move todos os dias. É com o coração e com afeto que estamos comprometidos com vocês para que possam fazer as suas escolhas na arte, na cultura, nas ciências, nos espaços que vocês quiserem, com a aprendizagem e a beleza que presenciamos hoje". 
 
A estudante do Campus , em Itabuna, Maria Eduarda Santos, 17 anos, 2° ano do Ensino Médio, se caracterizou para a apresentação de dança e estava radiante com as festividades. "O sentimento é de muita alegria e o mais importante é a união das equipes e a confraternização entre os estudantes. A gente tira de lição que todo mundo, mesmo na rivalidade de uma gincana, pode ser amigo. E isso vale pra vida" , afirmou. 
 
A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães, foi uma das autoridades presentes às celebrações, em Itabuna, e também falou sobre a simbologia da data. "Momentos como estes nos enchem de esperança, mostrando que a nossa juventude está viva e cheia de energia. Além disso, promover eventos que tragam esses jovens para a convivência compartilhada nos traz uma grande esperança de construir uma sociedade mais solidária. Estou muito feliz de estar aqui". 
 
Agosto - As atividades alusivas ao Dia do Estudante acontecerão durante todo o mês de agosto e várias ações institucionais serão promovidas pela SEC. Cerca de 200 líderes de classe dos 27 Territórios de Identidade estarão reunidos, em Salvador, entre os dias 15 e 17, em um encontro que visa a capacitação e o planejamento de ações e projetos para serem desenvolvidos nas unidades escolares. Na oportunidade, um grupo conhecerá os setores, a rotina e os principais projetos desenvolvidos pela SEC, em uma visita à sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Notícias Relacionadas