Projetos se destacam pelo foco em sustentabilidade

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os projetos dos alunos do curso técnico em Biocombustíveis, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, têm se destacado pela criatividade e pelo foco na sustentabilidade. É o caso de estudos nas áreas de Geração de Energia, Produção de Combustível e Recuperação de Água.

O projeto “Construção de um Painel Solar com Materiais Alternativos”, por exemplo, conquistou o 1º lugar na categoria Energia e Sustentabilidade da Feira Ilheense de Ciências e Tecnologia Social (FEICITECS) e rendeu ao aluno Matheus Conceição uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2016, para desenvolver o projeto. “Foi uma experiência única. No início, eu achei que seria apenas um projeto
para cumprir a matéria específica da escola, mas depois acabou sendo essencial na minha formação, porque muitas das matérias que eu tinha que estudar para poder elaborar o projeto foram matérias principais do curso e o projeto acabou me fazendo vê-las de uma forma diferente”, conta o estudante.
 
Segundo a orientadora do projeto, a professora Margarete Correia de Araújo, os alunos fizeram uma pesquisa bibliográfica e aplicaram um questionário em 85 residências para obter informações como consumo e valores gastos com energia. “A confecção do protótipo foi feita com materiais simples, como canos de PVC, dentre outros”, explica a professora. Margarete diz, ainda, que a confecção do painel solar atingiu o objetivo esperado, produzindo uma fonte alternativa de energia, sendo de baixo custo e sustentável. “O painel poderá ser utilizado para o fornecimento de energia nas residências com acesso precário a esse recurso”, afirma. 
 
Outro projeto coordenado pela professora teve como foco a produção de etanol a partir de sobras de arroz. “Normalmente, as sobras de alimentos não possuem um fim útil. No entanto, as sobras de arroz, que são ricas em amido, podem ser usadas para a obtenção de etanol”, diz a professora. Para a destilação, os alunos construíram até mesmo um alambique com materiais como panela de pressão, garrafão de 20 litros, água, tubo de cobre, união de cobre, torneira. “Os resultados não são satisfatórios ainda, pois o teor alcoólico ficou abaixo do esperado, mas novos testes podem melhorar a qualidade do produto”, conclui.
 
Para outro grupo de alunos, o desafio foi construir um dessalinizador com materiais de baixo custo e de fácil acesso para permitir que as pessoas que são abastecidas com água salobra possam ter água de melhor qualidade. “Esse projeto nasceu devido à crise de água vivida em 2016, na região sul da Bahia, quando o nível dos rios que abastecem algumas cidades ficou abaixo do esperado, obrigando as empresas de tratamento de água a iniciarem um racionamento. Algumas localidades tiveram abastecimento com água salobra”, explica o professor Gabriel Oliveira de Figueiredo, orientador do projeto.
 
Além do aprendizado científico, o projeto está sendo importante para desenvolver o espírito de cidadania dos estudantes. “Através da pesquisa, eles puderam mergulhar em problemas sociais e juntos buscaram e buscam melhores soluções para intervir nesses problemas”, avalia Gabriel. O projeto, que ainda está em desenvolvimento, já tem o protótipo pronto, foi apresentado na feira de ciências do colégio e aprovado para
apresentação na A Feira de Ciências da Bahia (FECIBA), em 2017.

Notícias Relacionadas