Projetos de estudantes e professores da rede estadual são apresentados em Belo Horizonte

Sete projetos desenvolvidos por estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (Ceep), em Feira de Santana, e de suas unidades anexas, situadas nos municípios de Candeias e Livramento de Nossa Senhora, foram selecionados para participar do IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Senept). O evento acontece de 15 a 17 de setembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), na cidade de Belo Horizonte.

Neste ano, a iniciativa traz como tema “50 anos do golpe civil-militar e 29 anos de redemocratização: caminhos e descaminhos da Educação Profissional e Tecnológica”. O objetivo é propiciar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes que se dedicam às questões relativas à Ciência, Tecnologia, Educação Científica, Tecnológica e Profissional de todo o País.

Entre os projetos que serão apresentados, estão: “A Importância da Logística da Década de 80”, do curso técnico em Logística; “A Educação Técnica Profissional no Brasil e a Contribuição das Políticas Públicas” e “O Negro, a Educação Profissional e o Trabalho”, ambos do curso técnico em Mineração; e “Da Sala de Aula ao Espaço da Oficina – Aproximando a Escola da Empresa e Associando o Educar ao Produzir!”, do curso técnico em Manutenção Automotiva. Também foi selecionado o projeto elaborado pelo professor Evaldo de Oliveira Moraes intitulado “A Pesquisa como Mina do Saber e Fonte do Sabor em Ambientes de Aprendizagem do Ceep Áureo de Oliveira Filho”.

Da unidade anexa, situada no município de Livramento de Nossa Senhora, será apresentado pelos professores Alexandre Custódio e Edite Caires, do curso técnico em Mineração, a pesquisa Reflexões sobre as Políticas Públicas para a Educação Profissional no Interior do Estado da Bahia. Já do outro anexo, localizado em Candeias, será apresentado o projeto Resgate Histórico, Identidade Cultural e Projeto de Vida: novos itinerários para a formação profissional, de autoria dos professores Cleberson Alves, Tais Almeida e Lucia machado, do curso Segurança do Trabalho e Mecânica.

Claudenir Moreira, diretor do Ceep Áureo Filho, afirma que a participação no evento fortalece o trabalho realizado. “Nos sentimos fortalecidos com o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos junto à equipe, além de termos a confirmação dos valores e referenciais de uma Educação Profissional que atende aos anseios e às necessidades da sociedade, embasada numa concepção pedagógica diferenciada oferecida pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia”, disse.

Hebert Rodrigues da Silva, estudante do curso técnico em Manutenção Automotiva e um dos autores do projeto “Da Sala de Aula ao Espaço da Oficina – Aproximando a Escola da Empresa e Associando o Educar ao Produzir”, comenta que a experiência veio a enriquecer sua formação. “O Centro nos traz grandes oportunidades, e participar de um evento nacional é uma delas, pois terei a chance de me desenvolver profissionalmente e pessoalmente, com diferencial e enriquecendo meu currículo ao trocar experiências com os técnicos e profissionais presentes, participando das palestras e oficinas”.

O professor Evaldo Moraes, um dos orientadores, destaca a importância da iniciação científica no processo de ensino e de aprendizagem. “Mergulhados no universo da pesquisa, nossos estudantes são despertados e estimulados a desenvolver a produção científica na busca de projetos inovadores, que modificarão a sua visão de mundo, oportunizando obter relevantes mudanças em seus currículos”.