Projetos das escolas estaduais são apresentados em mostra no Rio Grande do Sul

Palavras-chave:
Foto: divulgação
Estudantes de quatro colégios da rede estadual participam, até sexta-feira (26/10), da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), na cidade de Novo Hamburgo (RS). A Feira, que teve abertura na terça-feira (23/10), conta com a participação de 640 projetos do Brasil e exterior, e promove a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. O evento ainda integra o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), Mostratec Júnior (Ensino Fundamental), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. Os trabalhos dos estudantes da Bahia fazem parte do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, para fomentar a iniciação científica nas escolas da rede estadual.
 
O projeto “Produção de tintas ecológicas à base de barro colorido no sertão baiano”, do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova, apresenta uma tinta ecológica, feita à base de barro colorido muito encontrado na região. “O produto feito com água, cola e barro peneirado, encontrado nas cores branca, amarela, vermelha, marrom e preto, já foi utilizada na casa de uma moradora do município e o resultado foi muito positivo,” contou o estudante do 2º ano, Anderson Riberio, 17 anos. Ele ainda destacou como surgiu a ideia para a tinta. “Com os estudos e experimentos, verificamos que as tintas à base de petróleo prejudicam a saúde e o meio ambiente. Por isso, pensamos em um novo método de dar cores aos ambientes sem o uso do produto químico, aproveitando nosso solo que tem essa riqueza de cores”, disse.
 
Também no encontro com o projeto “A construção da memória de Catu nas histórias, casos e causos do escritor Eron”, o estudante Danilo Avelino, 17 anos, do curso técnico de nível médio em Logística, do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, no município de Catu, tem a oportunidade de apresentar a história da cidade que completou 150 anos por meio de uma artista local. “Foi uma atividade enriquecedora desenvolver um projeto baseado na nossa identidade, memória, experiência e narrativa, com o conhecimento do escritor Eronildes ‘Eron’ Chaves Ribeiro, que publicou dois livros independentes sobre a cidade. Agora podemos trazer para o outro lado do país esse trabalho que já está atraindo bastante interesse dos participantes do evento”, destacou.
 
Os projetos concorrem a premiações da MOSTRATEC que serão anunciadas no último dia do evento (26). Ainda representam a Bahia os projetos: “Ação antimicrobiana de extrato aquoso e etanólico da alfavaca (Ocimum gratissimum)” e “Avaliação e viabilidade do adubo a partir da Baronesa (Eichhornia crassipes), uma solução sustentável” (ambos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus).

Notícias Relacionadas