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Projeto interdisciplinar apresenta detalhes do Nordeste no Colégio Estadual Odorico Tavares
Conhecer a importância da região Nordeste na construção do Brasil. Esse é o objetivo do projeto Brasil Através do Nordeste, desenvolvido pelo Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. Por dois meses, os estudantes do 2º ano do ensino médio pesquisaram os diversos aspectos da região. Os resultados da pesquisa serão apresentados nesta quinta (24/10) e sexta-feira (25/10), no período matutino.
“O projeto, que é interdisciplinar, foi desenvolvido ao longo da terceira unidade a fim de discutir a participação do Nordeste na construção do Brasil sob o ponto de vista econômico, político, cultural e histórico”, revela a professora Luciana Mendes Senna, que coordena a iniciativa. Segundo ela, a abordagem dos temas e o envolvimento com a pesquisa contribuem para a valorização do Nordeste e do ser nordestino, bem como dos povos negros e indígenas, que têm uma forte representatividade nessa região.
No Colégio, as nove turmas do turno matutino participam do projeto e cada uma vai representar um estado nordestino. “Cada turma pesquisou sobre a economia, história, geografia, dança, música, culinária, saúde, educação e outras características do desenvolvimento de cada Estado”, conta o estudante Marcos Vinícius Araújo dos Santos, 16 anos. Sua turma, que representa o Rio Grande do Norte, preparou folder e cartazes.
Fortalecendo o aprendizado – Cerca de 300 estudantes participaram do projeto, que contou com supervisão de dez professores. O Nordeste foi trabalhado nas aulas de história, geografia, português, inglês, educação física, filosofia, sociologia, biologia, matemática e física, respeitando a área de abrangência de cada disciplina. “Conseguimos reunir todas as matérias para conhecer o Rio Grande do Norte. Tem muita coisa que a gente não sabe, e o projeto ajudou a ampliar o nosso conceito de Nordeste”, declara Marcos Vinícius.
“Não é porque a gente mora na Bahia que precisa conhecer só a Bahia. É importante conhecer outros Estados e outras culturas” - Aila de Jesus
“Quando a gente trabalha com um projeto, o resultado é sempre positivo. O projeto pedagógico estimula a pesquisa e a interação entre os colegas. O estudante se envolve mais e aprende também mais”, avalia a professora Luciana Mendes Senna. Para a estudante do 2º ano do ensino médio, Aila de Jesus, 16 anos, o mais interessante foi poder conhecer mais sobre a região em que vive. “Não é porque a gente mora na Bahia que precisa conhecer só a Bahia. É importante conhecer outros Estados e outras culturas”, disse.
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