Projeto estudantil ganha primeiro lugar na Expo Milset Brasil

Palavras-chave:
Foto: divulgação
O projeto Razão Celeste, desenvolvido pelo estudante Maicon Douglas dos Santos, 17, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, localizado em Cajazeiras IV, sob a orientação do professor de física, Jorge Lúcio, ganhou o primeiro lugar na categoria “Ciências Exatas”, no Expo Milset Brasil 2019, em Fortaleza (CE). O aplicativo, que consiste no jogo Tower Defense, tem o objetivo de preparar os alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além de dar suporte aos professores no trabalho em sala de aula. A colocação também credenciou o projeto a participar da AMLET (Milset América Latina), que acontece em novembro de 2020, na Argentina.
 
O professor Jorge Lúcio explicou como o jogo pode contribuir no aprendizado dos estudantes. “No jogo, o aluno pode escolher entre planetas gasosos e telúricos e, por meio de uma nave, ele defende o local de ataques. Porém, para melhorar o equipamento, ele tem que responder a perguntas relacionadas à Olimpíada de Astronomia e, quanto mais acerta, o usuário aperfeiçoa sua nave. O objetivo é ser uma ferramenta lúdico pedagógica. O aplicativo também tem um espaço para os professores que, por meio de um quiz, podem trabalhar questões sobre o tema em sala de aula”, contou.
 
Para o estudante Maicon Douglas, a oportunidade foi um grande aprendizado. “O projeto tem uma característica motivacional, pois incentiva o aprendizado dos usuários do jogo. Tivemos um ano e meio de trabalho com um vasto trabalho de pesquisa. O bacana foi o apoio irrestrito do colégio e dos professores, que nos ajudaram bastante. Conseguimos, também, um segundo lugar em Alagoas, em um festival de jogos eletrônicos, e estamos fazendo o máximo para divulgar com os estudantes da rede estadual. Não pudemos disponibilizar ainda no Google Play porque ainda não fiz 18 anos mas, para mim, o trabalho é muito mais que a conquista de uma premiação. É a criação de uma iniciativa que contribua na aprendizagem de todos”, destacou.    
 

Notícias Relacionadas