Projeto dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura é selecionado para programa internacional de Educação

Com 213 propostas de todo o Brasil, o projeto “A Aprendizagem Criativa na Rede dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) da Bahia” está entre os oito selecionados para o “Desafio Aprendizagem Criativos Brasil 2018”, uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com a MIT Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. A ação visa fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a Educação mais colaborativa e prazerosa, além de apoiar agentes no avanço de práticas de Aprendizagem Criativa.

O coordenador do CJCC, Iuri Rubim, explica como funciona o projeto selecionado para o programa internacional.  “Por meio de três oficinas, direcionadas à Robótica, Programação e Reinvenção das coisas, pretendemos alcançar 800 estudantes nas cinco unidades do CJCC. Temos diversas ações de Aprendizagem Criativa nos CJCC. Com essa parceria, vamos potencializar várias delas, o que significa um melhor aproveitamento de nossa inteligência coletiva. O Desafio Aprendizagem Criativa está ligado ao grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, que tem como premissa que a aprendizagem deve ser trabalhada como no jardim de infância, quando a criança explora o mundo com mais liberdade e se divertindo no processo", afirma.

Iuri ainda analisa como o trabalho desenvolvido no CJCC vem alcançando o objetivo de promover uma aprendizagem criativa que transforma o perfil do estudante. “Temos muitos exemplos de alunos que frequentam os cursos do CJCC e tiveram mudanças significativas na postura na escola, seja nas notas ou comportamento. São alunos que atravessam a cidade para estar no horário para as atividades, porque se sentem confortáveis para aprender Física ou Matemática de uma forma mais prazerosa, assim como, atividades voltadas para a reutilização de materiais, para a produção de instrumentos musicais, por exemplo”, afirma.

O projeto selecionado, além de proporcionar as oficinas aos estudantes, também vai promover a formação de 20 professores do CJCC sobre Aprendizagem Criativa. A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Pereira de Souza, que também foi responsável pela inscrição do projeto junto com Iuri Rubim, conta sobre a parceria do MIT Media Lab. “Nós vamos ter a primeira reunião com os selecionados do programa durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), agora em março. Em maio, visitamos MIT Media Lab, em Boston, onde vamos conhecer escolas com experiências na aprendizagem criativa. Tudo isso vai nos ajudar na implementação do nosso projeto com as oficinas e formação dos professores”, salientou.

Programa – O Desafio Aprendizagem Criativos Brasil tem também como objetivo identificar, conectar e apoiar indivíduos brasileiros – artistas, pesquisadores, educadores, desenvolvedores de tecnologia, empreendedores e tomadores de decisão – que possam ter um papel-chave no avanço de práticas de Aprendizagem Criativa, especialmente no que se refere a projetos mão na massa envolvendo programação e construção no mundo físico, em escolas públicas (de Educação Infantil ao Ensino Médio) e ambientes de aprendizagem não formais de todo o Brasil.