Projeto de reciclagem desenvolvido na Uefs integra Política Nacional de Resíduos Sólidos

A experiência pedagógica ‘Fabricação de Sabão Reciclado com Óleo Vegetal, desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a partir da interação entre a instituição e a Escola Básica, por meio do Programa Novos Talentos, foi homologada na Plataforma Educares (2017), criada pelo Ministério do Meio Ambiente para apoiar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mapeamento e divulgação de práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social que possam oferecer possibilidades que inspirem toda a sociedade brasileira a enfrentar os desafios de sua implementação.

O Programa Novos Talentos - Programa Popularização da Ciência e Alfabetização Científica: Formação Continuada e Descoberta de Novos Talentos, é coordenado pelo professor Aristeu Vieira. O projeto foi elaborado pelas professoras Kleide de Andrade Ribeiro e Luciara Alves da Cruz, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, e contou com a participação dos alunos da escola Danyel Ormundo, Evely Lima e Suelle Alves, sob a orientação e coordenação da professora Simone Souza de Oliveira, membro da equipe do projeto Novos Talentos e coordenadora de Área do Pibid/Uefs, subprojeto Biologia.

O ‘Recicla Óleo’ resultou do curso de formação extracurricular de professores e alunos da rede básica, uma experiência de educação envolvendo metodologias ativas, realizado na Uefs. O projeto abordou a questão dos resíduos sólidos e os benefícios da reciclagem como elemento didático, tendo como meio veiculador a escola. Os alunos e professores da educação básica adquiriram conhecimentos teóricos e práticos relacionados à reciclagem como alternativa viável e ecologicamente correta de reaproveitamento de óleo de cozinha para a produção de sabão e a minimização dos impactos ambientais causados pelo descarte do óleo no meio ambiente.

O objetivo foi o reaproveitamento de óleo vegetal, a partir de uma abordagem reflexiva, crítica e motivadora acerca dos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado de óleo a partir de oficinas. Foram realizadas oito oficinas em 2016, com a participação de 200 pessoas. A primeira, no espaço da Equipe de Educação Ambiental (EEA) da Uefs, as demais nos Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Escola Municipal Prof. Oscar Damião Almeida, em Feira de Santana, e no Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, povoado de Retiro, município de Coração de Maria.

As oficinas foram ministradas pelos professores pelos alunos da escola básica que participaram do curso de formação do Projeto Novos Talentos, em parceria com os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia do CEGLVF, e teve a participação de pais, alunos, professores, funcionários das escolas, estudantes da Uefs e membros da comunidade.

Na ocasião, foi possível identificar o alcance dos objetivos propostos, principalmente do diálogo e parceria estabelecida entre a universidade e a escola básica, e na articulação entre professores e alunos. Além da comunidade, com enfoque no gerenciamento dos resíduos sólidos a partir da reciclagem, redução e reutilização, tendo como foco a educação ambiental como instrumento de mobilização e participação a partir da prática do aprendizado adquirido na sala de aula e sua multiplicação na comunidade, que podem ser traduzidas em ações e atitudes simples de preservação ambiental, social e econômica, e o fortalecimento do processo do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ascom/Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)