Programa Saúde do Professor realiza oficina on-line sobre autoacolhimento com líderes de classe do Núcleo de Ipirá

Palavras-chave:

Com o objetivo de promover a saúde mental dos professores, estudantes e colaboradores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e das unidades escolares, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, está promovendo uma série de oficinas on-line com psicólogos em torno do tema "Autoacolhimento em tempos de recolhimento". Nesta terça-feira (21), a atividade, viabilizada através da plataforma Google Meet, foi direcionada aos estudantes líderes de classe das escolas pertencentes ao NTE 15, de Ipirá.

A líder de classe Isabelle Santa Rosa, 17, 2º ano, do Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, localizado em Ipirá, disse que as oficinas sobre acolhimento são indispensáveis. "Durante este período de isolamento e afastamento social, surgem muitas incertezas e anseios. A escola tem sido um grande apoiador, por meio das reuniões e diálogos, trazendo um sentimento de pertencimento e acolhimento, tornando nós, estudantes, importantes. Desta forma, sabemos que não estamos sozinhos nessa luta".

>> Clique aqui para acesar a cartilha

O psicólogo Otávio Mendes, que integra a equipe de profissionais da SEC, ressaltou a importância do autoacolhimento para os estudantes. "Este é um trabalho de prevenção e o nosso intuito é fazer com que os estudantes líderes de classe reflitam e se sensibilizem sobre a importância de aproveitar este momento de isolamento social para fazer as renovações que são necessárias. Trata-se de um processo de reacolhimento para rever como o ritmo antes da pandemia era muito mais acelerado e, a partir disso, cuidar da saúde emocional, verificando as suas demandas e o que é importante para as suas jornadas".

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a importância das ações. "Estamos realizando as oficinas on-line para acolhimento dos nossos professores e servidores, com a participação dos estudantes em algumas das oficinas de todos os NTEs. Já foram confirmadas 45 oficinas on-line com a temática  de  acolhimento em tempos de recolhimento. Além disso, estamos também com os atendimentos individualizados, que já atingimos o total de 906 consultas realizadas em toda a rede, envolvendo professores e servidores de 121 municípios do nosso Estado".

Cartilha
A SEC está disponibilizando para os servidores a cartilha "Saúde do professor em tempos de pandemia: orientações e cuidados", que tem o objetivo de minimizar dúvidas sobre o suporte em saúde mental e acolhimento psicológico, ofertados pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor durante o período de pandemia do novo Coronavírus. O download da cartilha pode ser feito no Portal da Educação. "A cartilha reforça os cuidados com a saúde trazendo informações do contexto da pandemia e questões relacionadas aos cuidados com a saúde mental, além de dicas para organizar e planejar uma rotina de atividades, conciliando com o trabalho home-office. Consta, também, as informações de como os professores e servidores da rede estadual podem ser atendidos de forma individual com psicólogos do programa", explicou a coordenadora do programa, Elisabete Dias Assunção.

Atendimento psicológico
Além das oficinas, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail e o agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus.

Sobre o programa
O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

 

Notícias Relacionadas